O uso do apito em diferentes situações

A+ A-

Gente, o apito é um acessório que serve pra chamar a atenção em várias situações importantes, viu? Seja pra avisar a equipe de um perigo numa trilha na mata ou pra apitar um jogo, quando o juiz precisa parar a partida! Quer saber mais sobre ele e como usar em cada caso? Vem comigo que eu conto tudinho!


Apito: essencial em trilhas e acampamentos

Olha só, quando você vai fazer alguma trilha em grupo, por exemplo, pode ser que alguém se perca ou fique machucado no meio do caminho. Nesses casos, o restante da turma pode não perceber que uma pessoa ficou pra trás! Por isso, pra avisar, é só usar o apito de emergência!


Pois se você resolver gritar, vai perder a voz rápido, né? E o som do apito é muito mais alto, ou seja, vai alcançar uma distância maior sem prejudicar sua voz! Legal!
 

Como funciona o código internacional de emergência

Agora, sabia que tem um código conhecido no mundo inteiro de pedido de socorro pelo apito? Isso mesmo! As equipes de busca e pessoas acostumadas a fazer trilhas sempre sabem reconhecer ele: é só dar 3 apitos curtos, 3 longos e 3 curtos de novo. Muito prático!


O uso do apito em jogos

Já o apito esportivo serve pra chamar atenção do jogador e pro juiz sinalizar pro público que alguma falta aconteceu! Ele também é usado na hora de mostrar uma vantagem pro time adversário, sabia? Em todos esses casos, o acessório deve ser acompanhado de um movimento especial que o juiz faz com os braços, pra todo mundo entender se foi falta, vantagem ou pênalti.


E nos treinos de corrida o apito também deve ser usado, tá? Com ele, o treinador avisa o atleta sobre o desempenho nos exercícios! Muito bom!


Ah, se você tiver pensando em acampar, tem alguns acessórios além do apito que são importantes pra sua segurança, viu? Aqui eu conto quais são eles!


Tem muitos modelos de apito aqui no Magazine Luiza! É só escolher o seu!