O travesseiro ideal para seu bebê

A+ A-

Bebês que se sentem confortáveis são mais felizes, dormem bem e ficam mais dispostos quando estão acordados. Então é extremamente importante escolher o travesseiro ideal pro seu pequeno. Pois além de se sentir desconfortável e acabar não dormindo bem, pode machucar o pescocinho sensível dele, viu?


Os bebês, assim como os adultos, passam por vários estágios durante o sono. E é na fase onde o sono é mais pesado que o corpo se recupera das atividades do dia a dia e alguns hormônios importantes, como os do crescimento são liberados pro organismo.


Se o bebê tiver um sono agitado, não vai conseguir chegar na fase mais profunda do sono. E além de causar muita irritação, pode dar início à alguns problemas de saúde.


O travesseiro é fundamental, já que ajuda o bebê a ficar na posição certa na hora de dormir.


De olho no travesseiro

Bom, nos primeiro meses de vida, o travesseiro do bebê deve ser macio e não ultrapassar os 3 cm de altura, tá?


Além disso, sabia que a posição que você coloca o bebê é tão importante quanto a escolha certa do travesseiro? O ideal é colocar o pequeno sempre de barriguinha pra cima e o travesseiro deve chegar, no máximo até a altura dos ombros. Isso é fundamental pra deixar as vias aéreas livres, tá? Assim não atrapalhar a respiração.


Até um ano de idade, a criança deve continuar dormindo de barriga pra cima. Depois dessa idade, ela já pode começar a dormir de lado, mas o travesseiro deve continuar sendo fino, ok?


Um detalhe importante que você precisa prestar atenção é na inclinação da cabeça da criança. O ideal é que o travesseiro permita uma leve inclinação, mas nada exagerado, hein!


Têm alguns pediatras que defendem a ideia de que os recém-nascidos não precisam de travesseiros. Então, o ideal é conversar com o seu médico de confiança e ver o que ele acha melhor pro seu pequeno, tá?

Tipos de travesseiros

Na hora de pesquisar o travesseiro pro seu filho, você pode encontrar alguns tipos que são os mais comuns. A única coisa que pode ser diferente um do outro é o material com o qual é feito. Mas calma que eu te explico melhor, olha só!


Travesseiro de látex natural: esse é o mais tradicional de todos. Têm capa removível e lavável, feita com tecido 100% de algodão.


Benefícios: é antissufocante, consegue mantém a temperatura sempre fresca, evitando que a criança sue muito, e também inibe o crescimento de germes e fungos que podem causar alergias respiratórias ou problemas na pele. Legal, hein.


Travesseiro com espuma de poliuretano: também é muito usado e tem uma elasticidade boa, pois permite que a cabeça do bebê se adapte ao travesseiro e não afunde. Tem capa de tecido 100% algodão. Mas diferente do látex natural, você tem que tomar muito cuidado pra não molhar ele, tá? Isso pode provocar a proliferação de ácaros, fungos e bactérias!


Benefícios: é bem macio e pequeno, podendo ser colocado em berços com menos espaço.


Travesseiro de agarrar: É bem macio e pequeno, podendo ser colocado em berços com menos espaço.


Benefícios: é um travesseiro pra abraçar mesmo, têm crianças que se sentem mais confortáveis fazendo isso. É superconfortável, só que é indicado pros pequenos que já conseguem controlar o movimento do corpo, viu?


Ainda tem mais. O travesseiro feito só de espuma não é indicado pra crianças e muito menos pros bebês, tá? A espuma não é firme e não consegue segurar a cabeça do nenê, então ela simplesmente afunda. Com isso, a cabecinha pode ficar mais baixa que o restante do corpo e isso não é recomendado!


Ah, tem um travesseiro que funciona como almofada de apoio pra pescoço. Na verdade, não é pra colocar no berço, mas no bebê conforto ou cadeirinha de carro, tá? Ele ajuda a dar equilíbrio à cabeça, deixando a criança bem confortável.


Não esqueça de trocar as fronhas!

Pelo menos uma vez por semana, lave a fronha do travesseiro do bebê ou criança. Dê preferência aos tecidos de algodão e só use produtos neutros pra lavar, tá? Mas se precisar, troque mais vezes por semana, principalmente se sujar por algum motivo ou se estiver muito quente.


Quer escolher o travesseiro do seu bebê? Que tal dar uma olhada nas opções do Magazine Luiza?