Notebook: como anda a autonomia?

A+ A-

Uma das grandes vantagens do notebook é poder levar ele pra qualquer lugar, né? Agora, se você perceber que tá precisando carregar ele cada vez mais rápido, é sinal que sua bateria pode ter algum problema. Então, vem comigo que vou te mostrar como ver se tá tudo certinho.


Saiba como fazer os testes

Quase todos os notebooks hoje em dia usam baterias com íons de lítio, tá? Ela duram, em média 300 cargas completas a mais que outros modelos, o que é suficiente pra você usar seu aparelho por mais de um ano sem nenhum problema. Então, é melhor usar ela sempre que possível, mas esses testes servem pra outros modelos também, tá?

O primeiro teste é simples: carregue a bateria ao máximo e ligue o seu notebook, mas sem usar ele, tá? Só deixe ele ligado até a bateria acabar totalmente. Depois, é só conferir no manual se ela durou tudo o que devia.


Vale também fazer outros pequenos testes, usando uma ou mais funções do seu note, pra cronometrar exatamente quanto a bateria dura em situações diferentes.


Mas e se a bateria não durar muito?

Se esse for o caso, você precisa ver direitinho o que tá acontecendo. Nem sempre é o caso de trocar a bateria, viu? Olha só:


- A bateria pode tá velha: é normal que ela comece a gastar mais rápido quando já foi bastante usada.
Solução: veja se ela ainda tá no prazo de garantia e, nesse caso, é só trocar ela sem gastar nada. Do contrário, vai precisar comprar uma, tá?

- O mecanismo de segurança pode ter problemas: toda bateria tem um mecanismo pra evitar explosões, sabia? Quando esse dispositivo não funciona direito, a bateria pode receber muito menos energia do que deveria.
Solução: o jeito mais fácil de verificar se isso tá acontecendo é deixar a bateria descarregar totalmente a cada 30 cargas completas, mais ou menos. Se ela não carregar todinha, é hora de trocar de bateria!

- O notebook tá perdendo energia de outras formas: sua bateria pode descarregar mais rápido por pequenos problemas na parte elétrica.
Solução: nesse caso, só um técnico poderá ajudar você, viu? Ele vai checar se o seu notebook tem algo errado e, se for o caso, consertar.

Seu notebook pode superaquecer: se você deixar o seu notebook debaixo de almofadas ou com muita poeira ele vai esquentar muito, o que faz ele gastar mais energia na tentativa de se resfriar.
Solução: use um
cooler, equipamento que ajuda a deixar o seu note bem ventilado, e deixe o aparelho sempre limpinho, viu?


Ah, e dá uma olhadinha aqui pra ver mais dicas de como fazer a bateria durar mais!


Chegou a hora de trocar a sua bateria? Então, é só conferir vários modelos dela aqui no Magazine Luiza e comprar a ideal pra você!