Musculação sem problemas

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Sabia que além de deixar o corpo definido, a musculação traz vários benefícios pra sua saúde? Isso mesmo! Hoje em dia ela é até indicada pra pessoas que tem algum problema de saúde e que antes não poderiam praticar atividades físicas. Legal, né?


Mas, antes de sair levantando peso, é importante você saber que precisa tomar alguns cuidados pra que a musculação não tenha nenhum efeito contrário pra sua saúde, tá?


A primeira dica é colocar a musculação na sua rotina. O ideal é se exercitar, pelo menos, três vezes por semana. Assim, você faz exercícios num dia e descansa no outro. Nos dias de descanso você pode correr, caminhar ou andar de bicicleta. E, sempre, se alongue antes e depois do exercício, viu? Isso evita lesões.


Ah, e se você tem hipertensão, por exemplo, preste bastante atenção na sua respiração. Nada de prender a respiração na hora do exercício, hein! Isso vai aumentar bastante sua pressão. Então, inspire e expire certinho.


Outra coisa: nem pense em se esforçar além da conta. Faça intervalos de trinta segundos ou de um minuto entre as séries de exercícios. Essa paradinha vai ser boa pra você controlar a sua respiração e voltar a fazer a musculação mais descansado. E, se você tá começando a se exercitar ou se já tem costume, seguir essa dica aqui embaixo é ideal:


Iniciantes: 3 séries de 12 repetições
Intermediários: 4 séries de 15 repetições
Avançados: 5 séries de 15 a 20 repetições


Agora, dependendo do que você quer com a musculação, essa tabelinha pode mudar, tá? Até por isso, é importante ter um profissional pra te acompanhar nos exercícios. Então, antes de começar uma atividade física, consulte seu médico pra ver se a musculação não vai prejudicar a sua saúde, e procure um personal trainer pra montar seu treino. Seguindo essas dicas, vai dar tudo certo!


Anotou as dicas, então agora é só começar a praticar musculação!