Monitor: como escolher o melhor

A+ A-

                  

Gente, ter um bom monitor pro seu computador faz toda a diferença pra trabalhar, estudar ou pra diversão no dia a dia, né? E o legal é que tem vários tipos de monitores e, por isso, é fácil encontrar um  ideal pra você. Agora, se ainda tem dúvidas sobre o que levar em conta na hora de escolher o seu monitor, vem comigo que eu tenho algumas dicas bem legais pra te ajudar!


LCD, LED ou OLED?

Uma dúvida bem comum na hora de escolher um monitor é se é melhor ter um de LCD ou LED? Mas a diferença entre eles é o modo como a tela é iluminada, simples, né? Assim a imagem no LCD é um pouco mais opaca, enquanto o que aparece no monitor LED é mais brilhante.

Outra diferença é que o monitor LED, por usar pequenas lâmpadas de LED pra iluminar a tela, é mais econômico. Aí sim, hein?

Já o monitor OLED é a evolução dessas duas tecnologias. Ele consegue atingir bem mais nitidez, brilho e cor que o LCD e LED, além de ser fininho e ainda mais econômico que o monitor LED. Legal, né?


Como escolher?

Os monitores com tela LCD costumam ser mais em conta. Então, se você só usa o monitor pra trabalhar e estudar por algumas horas, é uma boa opção! Além disso, ele é ideal pois a tela não reflete muito na luz. 

Já as telas de LED são mais finas, gastam pouca energia e são ótimas pra quem usa o computador pra ver filmes e séries por causa das cores brilhantes e nitidez, tá?

E as telas OLED são finas, modernas e têm a melhor imagem, principalmente pra quem joga e quer sentir como se tivesse dentro do game! E esse monitor é incrível pra trabalhar com edição profissional de vídeos e fotos, pois mostra tudo com máxima nitidez e fidelidade de cores, viu?
 

Normal, widescreen ou ultrawide?

O formato do monitor também é algo bem importante, viu? O monitor mais comum, que é quadrado, é indicado pra trabalho e estudo. Ele tem em média 1280x1024 de resolução e uma tela com proporção 4:3 ou 5:4.

Mas, se você curte filmes e séries, ele não é muito bom porque pode achatar imagens dos vídeos. Nesse caso, a dica é o monitor widescreen! Ele é mais comprido e tem uma resolução maior, de 640×480, 800×600 ou 1024×768. A tela pode ter proporção de 21:9 ou 21:10, que é a mesma das telas de cinema!

Agora, pra quem adora games ou edita vídeos, fotos e precisa trabalhar com mais de um programa ao mesmo tempo, a tecnologia ultrawide é a ideal! Esse monitor tem resolução de 2560x1080 ou 3440x1440, proporção de 21:9 e espaço suficiente pra abrir várias janelas ao mesmo tempo, viu? 

                


 

Quantas polegadas?

E você já pensou qual é o tamanho ideal de monitor? Por exemplo, um modelo básico tem até 19 polegadas e é ótimo pra estudar, trabalhar e dá até pra ver algumas séries de vez em quando.

Agora, se a diversão é muito importante pra você, escolha um monitor com mais de 21 polegadas. Alguns modelos podem chegar até 30 polegadas e são muito bons pra quem trabalha com imagens e vídeos.
 

HD, Full HD ou Ultra HD?

Pra garantir imagens incríveis não basta ter um monitor enorme com a melhor tecnologia OLED. Ele precisa ter uma boa resolução! Olha só:

- Seu monitor pode ser HD, que é alta definição. A resolução desse monitor é de 1366x720, o que significa que ele tem 1 milhão de pixels. Com ele, dá pra ver gráficos e imagens com qualidade.

- Agora, a tecnologia de um Full HD, que tem 1920x1080 e 2 milhões de pixels, é melhor pra quem gosta de games e filmes. Essa tela é bem mais brilhante e colorida.

- Já o monitor Ultra HD é o modelo com melhor resolução que sua tela pode ter. Ela alcança 3840x2160 de resolução, que são 8 milhões de pixels. Ele também é conhecido como 4K, justamente por ter 4 vezes mais resolução que uma tela Full HD. É pra quem trabalha com imagens, filmes ou adora games!


E aí, já sabe qual monitor escolher? Então, é só garantir o seu aqui no Magazine Luiza!