Mito x Verdade no banho dos bebês

A+ A-

Dar banho em bebês é uma delícia, né? Tudo bem que tem alguns que choram bastante nessa hora, mas a maioria adora brincar na água e fazer a maior bagunça na banheira!


Mas pros papais e mamães de primeira viagem, além de ser um momento divertido, também é um pouco confuso. Afinal, não é tão fácil saber preparar a água e nem quais produtos usar. Então, pra ajudar vocês, eu preparei algumas dicas sobre os mitos e verdades na hora do banho. Vem comigo!


Bebês só podem tomar banho uma vez por dia

Mito. O normal é dar banho no bebê apenas uma vez por dia, mas nada impede que você dê mais de um banho caso o pequeno se suje comendo, brincando ou fazendo as necessidades.


Inclusive, nos dias mais quentes é até recomendado dar mais de um banho na criança. Assim, ela fica refrescada e consegue relaxar melhor pro soninho da tarde.


Bebês podem tomar banho de chuveiro

Verdade. Quando o seu bebê ficar um pouco maior, lá pelos três meses, você pode dar banho nele embaixo do chuveiro. Mas preste bem atenção na temperatura e na pressão da água antes de colocar ele lá embaixo, tá? Nessa hora, todo cuidado é pouco!


Não pode molhar o umbigo

Mito. O certo é que durante a fase de cicatrização, o umbigo passe por uma higiene cuidadosa na hora do banho. É que assim como qualquer machucado, a limpeza é muito importantes pra que a pele se recupere bem!


Então, pode molhar o umbigo do seu bebê! Uma dica é secar cuidadosamente o local depois do banho e passar um pouco de álcool 70% com um algodão. Se você fizer isso nos primeiros dez dias do bebê, vai ter certeza que o umbigo vai cicatrizar bem, sem inflamações.


Posso usar os meus produtos no bebê

Mito. A pele dos bebês é muito mais sensível que nossa. Por isso, nada de usar seu shampoo ou seu sabonete pra dar banho no pequeno, viu? Isso pode até dar alergia nele! O ideal é escolher produtos antialérgicos, próprios pro banho de recém-nascidos.


Ah, e tem alguns produtos que dá até pra você limpar a pele e o cabelo do neném! É só misturar um pouco dele na água e ir esfregando com as mãos ou com uma esponjinha o corpo do seu filho.

 

Todo cuidado é pouco na hora do banho do seu bebê

 

Os ouvidos devem ser limpos todos os dias

Verdade. Mas, você deve limpar só a parte de fora do ouvido, tá? Nada de usar aquelas hastes de algodão pra limpar a parte interna. A dica é usar um paninho pra secar e esfregar bem de leve as pontas e a parte de fora do ouvido do bebê depois que tirar ele do banho.


É que assim como em adultos, a cera da parte de dentro ajuda a proteger o ouvido de sujeiras e partículas maiores! Então nada de tirar a cera do bebê, hein!


O melhor horário para dar banho é de manhã

Mito. Não tem um horário certo pra você dar banho no seu filho. Algumas pessoas preferem fazer isso de manhã, pra já deixar o bebê pronto pras aventuras do dia, enquanto outras preferem deixar mais pro final da tarde, antes de dormir. O importante é dar banho todos os dias e deixar o neném sempre limpo e cheirosinho.


É preciso ferver a água antes do banho

Mito. A água do chuveiro é o suficiente pra você dar banho. Água encanada já é filtrada e livre de qualquer problema que possa prejudicar o seu bebê. Ah, e a água tem que ser morna, independentemente do calor que tiver fazendo, viu?


Hidratantes e óleos dão alergia

Mito. Tem hidratantes e óleos próprios pras crianças. Inclusive, eles têm que ser usados pra não deixar a pele do pequeno ressecar, viu? É só você passar um pouco depois do banho, quando o seu filho já tiver sequinho. Assim ele vai ficar com a pele macia e gostosa.


Pronto! Agora que você tirou todas as dúvidas sobre o banho do seu bebê, dá uma olhada aqui no Magazine Luiza pra escolher todos os acessórios perfeitos pro banho do pequeno!