Micro-ondas e seus materiais

A+ A-

Gente, o forno micro-ondas facilita muito a vida na cozinha, né? Dá pra preparar alimentos em poucos minutos. Uma maravilha! Mas não existe um micro-ondas melhor que o outro, e sim o mais adequado para o que você precisa. Por isso, na hora de escolher, o ideal é ver direitinho a capacidade mais adequada para atender as necessidades de toda a sua família, veja também se o micro-ondas tem recursos extras, assim a compra vai ser um sucesso!

Ah, e pra evitar acidentes, tem que usar o micro-ondas certinho! Agora, você sabe quais são os materiais mais adequados pra usar o nele? Vem que eu te conto: 

O que não deve ser usado no micro-ondas:

Metais: Qualquer coisa de metal ou com detalhes nesse material, deve ser evitado. Exemplos: assadeiras, panelas, espetos, colheres e outros utensílios que com filetes, aros ou parafusos de metal. Eles podem fazer faíscas e danificar o micro-ondas.

Papel alumínio: Gente, o papel alumínio deve ser usado com muito cuidado. As formas e bandejas descartáveis feitas nesse material também não devem ser usadas, pelo mesmo motivo dos metais em geral, tá?!

Alguns tipos de plástico: a melamina e o poliestireno são materiais que podem deformar, quebrar ou derreter se forem aquecidos no micro-ondas. E se você está em dúvida, siga a minha dica: fique de olho nos plásticos seguros pra esses casos, alguns tem etiquetas ou embalagens informando que podem ser colocados no micro-ondas. micro-ondas-brastemp-bma30-30l-com-painel-digital

Louças e vidros decorados: muitas louças e porcelanas decoradas com enfeites dourados ou prateados não devem ser usadas no micro-ondas, porque podem fazer faíscas, quebrar ou danificar o forno. E nada de usar peças de cristal ou vidro e louça consertados com cola.

Cerâmicas não vitrificadas: nada de usar peças de barro ou cerâmica artesanal e industrial, que não passaram pelo processo de vitrificação, tanto interna quanto externamente, tá?! Gente, a vitrificação funciona como uma selagem, ela elimina a porosidade do material. e quando não é feito isso, as peças absorvem a umidade e aquecem. Então nada de peças de cerâmica!

O que pode usar sem medo no micro-ondas:  dá pra usar tranquilamente materiais como vidro, papel, isopor, cerâmica vitrificada ou plástico indicado pra esse fim. Esses materiais deixam as micro-ondas passar, afastando a possibilidade de faiscas ou quebrar a louça.

Atenção:

- O papel e o isopor devem ser usados apenas pra esquentar alimentos. Em preparações mais longas, há o risco de combustão.

- Já em recipientes de vidro, o maior cuidado que se deve ter é com o choque térmico na hora de tirar os alimentos.

Com esses cuidados é só aproveitar as vantagens do micro-ondas, economizando tempo e ganhando em qualidade de vida.

 

Aproveite e escolha o micro-ondas  ideal pra você e sua cozinha aqui no Magazine Luiza!