Metabolismo: saiba como acelerá-lo

A+ A-

Gente, pra emagrecer, não tem segredo: o seu corpo precisa gastar mais calorias do que consome. E uma maneira de fazer isso é acelerando o seu metabolismo. E olha só, dá pra fazer isso de uma maneira saudável e prática, viu? Dá uma olhada nessas dicas que eu preparei pra você acelerar o seu metabolismo.


Beba água gelada

Essa é uma dica bem simples mas que funciona. Quando você ingere água gelada, o seu corpo precisa gastar mais energia pra esquentá-la, o que ajuda a perder algumas calorias no processo. E fora que um corpo hidratado tem muito mais forças pra se movimentar e se exercitar.


Faça várias refeições

Esse negócio deixar de comer pra emagrecer não tá com nada, viu? Quando você passa muito tempo sem ingerir alimentos, o seu organismo entra num estado de reserva e para de gastar energia. Agora, quando você come pequenas porções ao longo do dia, o seu corpo fica trabalhando constantemente e você consegue gastar mais calorias do que quando tá de estômago vazio. Demais!


Coma proteínas

As proteínas são ótimas pra criar músculos, que são grandes consumidores de energia. Por isso, sempre inclua nas suas refeições alguma porção de carnes ou derivados do leite. Assim, você garante que a sua dieta tá bem balanceada.

Peito de frango grelhado é uma ótima fonte de proteínas!


Coma carboidratos do bem

Gente, carboidratos como pão francês e batata têm um alto índice glicêmico, o que quer dizer que duas horas depois de comer eles, você tem chance de ter um pico de fome que vai te fazer voltar correndo pra cozinha. Por isso, dê preferência a cereais e alimentos mais fibrosos, como a aveia e a granola. Seu organismo vai levar mais tempo pra processar esses alimentos e o seu metabolismo fica acelerado. Legal!       
    
                      
Tome sol diariamente

Os raios solares melhoram a circulação sanguínea, estimulam a liberação de serotonina, que é o hormônio da sensação de bem-estar, e diminuem os níveis de melatonina, o hormônio do sono. Por isso, um banho de sol todos os dias, de pelo menos 30 minutinhos já é suficiente pra ajudar o organismo a trabalhar e queimar mais calorias. Mas olha só, nada de ficar no sol nos horários críticos, entre 11h e 15h, tá?


Escolha alimentos termogênicos

Sabia que o gasto calórico natural que ocorre no processo digestivo aumenta de 5 a 6% quando você ingere alimentos considerados termogênicos? Pois é! Eles são aqueles que elevam a temperatura interna do corpo e o ritmo dos batimentos cardíacos, estimulando a produção de energia, como a canela, o chá verde, a cafeína, o gengibre, a pimenta vermelha e alimentos ricos em Ômega 3.


E você também pode optar pelos suplementos termogênicos, que têm essa mesma função de acelerar o metabolismo e queimar as gordurinhas. Fora que são bem práticos e você pode deixar em casa ou no trabalho pra tomar quando quiser.


Ah, mas é sempre bom se consultar com um médico ou nutricionista antes de mudar a sua dieta, tá? Afinal, os suplementos termogênicos podem ser perigosos pra quem tem problemas cardíacos!


Faça exercícios regularmente

Uma caminhada de pelo menos 45 minutos consegue manter o metabolismo acelerado por até 14 horas após a sessão! Isso porque o exercício aumenta a temperatura corporal e gera alguns danos, exigindo que o corpo use ainda mais energia pra regenerar os tecidos enquanto você descansa.


E aí, gostou das dicas? Aproveite pra cuidar da sua saúde começando com os exercícios e suplementos termogênicos certos na sua dieta.