Memória pra PC x cartão de memória

A+ A-

Gente, é tão comum falar de memória em computadores, tablets e smartphones que parece até que ela é uma coisa só, né? Mas não é, não! Memória pode ser HDs internos e externos, memória RAM, cartões de memória e vários outros dispositivos, viu? Além disso, cada um deles têm uma função diferente! Quer saber mais? Então vem comigo!


Memória de armazenamento

Olha, a memória de computador mais conhecida é o HD, que é uma peça onde ficam guardados seus arquivos e programas. Toda máquina já vem com um desses dentro dela e o espaço pra guardar seus documentos nele costuma ser bem grande, acima de 500GB.


Tem também os HDs externos, que assim como os internos têm bastante espaço. A diferença dele pro que vem no seu computador é que ele pode ser ligado e desligado na hora em que você quiser. É só gravar o que você precisa nele e deixar guardadinho pra quando precisar dos arquivos novamente. Ah, e ele não vem de fábrica com a sua máquina, viu?


Os smartphones e tablets também têm esse espaço pra guardar seus arquivos, viu? Por isso, quando você for comprar os seus, é só olhar a memória interna pra saber a capacidade dele de manter seus documentos nele. Dependendo do aparelho, ela costuma variar entre 8 e 256 GB hoje em dia.
 

Memória RAM

Computadores, tablets e smartphones têm memória RAM, que é feita pra guardar arquivos e comandos temporários pro seu aparelho. Assim, eles conseguem trabalhar bem mais rápido, já que ficam com todas as informações que precisam por perto.


Em computadores, elas funcionam por meio de dispositivos chamados de pentes de memórias e podem ser trocados por versões com mais memória. Já em smartphones e tablets, esse acessório é mais conhecido como chips de memória e é fixo.


Cartão de memória

O cartão de memória é um acessório que pode ser usados em smartphones, tablets e computadores e que te ajuda bastante no dia a dia, viu? É possível gravar nele arquivos como textos, fotos, músicas, vídeos, entre outros, o que libera espaço na memória da sua máquina.


E pra usar ele em qualquer máquina é bem fácil! É só você conectar o cartão de memória nela que vai dar pra abrir, ver e copiar todos os arquivos que estão nele. E o bom é que remover ele é bem simples. Então, dá pra usar e trocar ele de um smartphone pra um tablet sem problemas, por exemplo.


Mas não dá pra usar o cartão como a memória fixa do computador, viu? A maioria dos cartões de memória tem bem menos espaço do que um HD! Além disso, a ideia do cartão é poder ser removido facilmente, o que não acontece com um HD que fica dentro da máquina.


Tá precisando de um dispositivos de armazenamento pra computadores, tablets e smartphones? Aqui no Magazine Luiza tem! É só escolher!