Manutenção do Sifão

A+ A-

                    

Por acaso, você está sentindo um cheiro desagradável vindo da pia ou dos ralos? Pode ser algum problema no sifão, sabia? E pra evitar que isso aconteça, é importante verificar como anda o funcionamento do sistema hidráulico na sua casa. E prestar sempre atenção no sifão, claro!


O sifão é aquela peça que fica encaixada embaixo das pias, lavabos ou tanques, seja dos banheiros, cozinhas, quintal, etc. A função do sifão é muito importante, pois, além de conectar diretamente o ralo com a tubulação de água, ele funciona como um pequeno reservatório de água pra evitar que os gases e o mau cheiro do encanamento voltem para dentro de casa.
Por isso, se você estiver sentindo algum cheiro desagradável, é bem provável que o culpado seja o sifão. As causas podem ser várias como, um encaixe mal feito, entupimento, vedação errada, desgaste da peça ou tipo de sifão errado pra aquele local.


Na dúvida, é melhor chamar um especialista, como o encanador, que depois de analisar a situação, vai indicar a melhor solução, tá?


Problemas mais Comuns


- Os sifões não enferrujam, pois são de plástico como o PVC, ou feitos com material inoxidável como o aço, pois têm contato direto com a água. Mas, com o passar do tempo, pode acontecer um desgaste natural, como o dos anéis de vedação,que vão se afrouxando, por exemplo. Aí, não tem jeito, o cheiro ruim do sistema de esgoto escapam mesmo.


- E se o sifão for muito antigo, o ideal seria trocar por um modelo mais novo. Afinal, é bom deixar a manutenção da casa sempre em dia, viu?


- Agora no caso dos sifões articulados, o mau cheiro pode ser por causa da instalação errada.


- O sifão tem o formato curvado parecido com a letra S, justamente pra poder manter um pouco de água nessa curvinha, pois ela é a barreira que não deixa os gases do esgoto entrarem na casa. Se o sifão estiver com defeito, ele não vai reter a água.


- Uma dica pra saber se esse é o problema, é só abrir a torneira por alguns segundos. Se o sifão secar rápido, ele está com defeito, como algum vazamento. Então, é hora de trocar por um novo.

                     


Limpeza


- Olha só, a limpeza interna do sifão também é importante, viu?! Pois com o tempo, é comum que acumule sujeira nele, assim ele não funciona como deveria e pode até entupir e fazer a água voltar!
Tem modelos de sifão que vêm com copos removíveis, que é justamente pra facilitar essa limpeza. É só você desenroscar o copo, tirar toda a sujeira e enroscar de novo no lugar.
 

- Mas se os sifões da sua casa não tiverem esse copo, dá pra limpar também, viu?! Primeiro, coloque luvas, aquelas de borracha, pra proteger a mãos. Depois desenrosque com cuidado a parte de cima do sifão, aquela parte que se encaixa com a pia ou tanque.
Aí, é só usar uma escovinha pequena, pode até ser uma escova de dentes que você não usa mais, e água pra limpar e tirar a sujeirinha grudada no sifão. Depois, é só encaixar ele na pia de novo, e pronto! Seu sifão estará limpo.


- E atenção, os especialistas indicam que essa limpeza seja feita no sifão a cada seis meses ou, pelo menos, uma vez por ano. E se você não quiser fazer sozinho, um encanador pode te ajudar.


Agora, se quiser saber quais são os tipos de sifão, dá uma olhadinha nessa matéria aqui!

E se você precisa de um sifão novo, que tal escolher entre os modelos disponíveis no Magazine Luiza?