Manutenção de Máquina Agrícola

A+ A-

                  

A manutenção certa e a limpeza adequada das máquinas agrícolas podem tornar a vida útil delas bem maior, sabia? É isso mesmo! Além disso, dá pra deixar elas mais produtivas, proteger sua plantação, e até economizar dinheiro com combustível. Demais, né? Então olha só essas dicas e comece agora uma rotina de cuidados!


Máquina Limpa: Garantia de Segurança


- A primeira coisa na hora de cuidar dos equipamentos é se preocupar com a limpeza. Se você tem uma colheitadeira então, o cuidado tem que ser maior, porque os resíduos que ficam nela criam uma palha seca que, em contato com o ar quente do motor, pode até provocar um incêndio. Perigoso, né?


- Além de segurança, limpar as máquinas agrícolas do jeito certo também economiza muito combustível que é gasto sem necessidade quando os filtros ficam sobrecarregados e desgastados por causa da sujeira, Se você tem um trator, esse cuidado precisa ser em dobro pra evitar que pragas grudem nos pneus. Assim, você não espalha doenças na plantação.


- E pra trabalhar com segurança e melhorar o desempenho das máquinas, o ideal é revisar o motor todos os dias. Mas, olha só: nunca faça as revisões com o motor ligado ou ainda quente, viu?


- Agora, pra te ajudar a limpar o motor das máquinas agrícolas, uma dica é usar ar comprimido. A limpeza tem que começar pelos lugares que você consegue ver do compartimento do motor e, depois, limpe o restante.


Lubrificação: Certeza de Economia


- Outra coisa que não pode faltar é a lubrificação. Ela é necessária em todas as máquinas agrícolas, né? Mas, em algumas, como as colhedoras e comboios pra abastecimento em campo, você precisa usar lubrificantes regularmente.


- Já no caso dos tratores, o ideal é trocar o lubrificante, filtro, fluído da direção e checar o pedal de embreagem a cada 50 horas de trabalho, viu?


Além de ajudar na produtividade, esses cuidados aumentam a vida útil das máquinas, e evita que elas precisem de uma manutenção mais cara.


Lâminas Afiadas


Em vários equipamentos agrícolas, especialmente os que fazem colheita e corte, as lâminas precisam se manter bem afiadas. Isso melhora o desempenho da máquina e evita desperdício dos alimentos. Então, siga sempre as orientações do manual de instruções da sua máquina ou leve ela numa oficina autorizada pra que a manutenção seja feita da forma certa, tá?


Ajustando Correias e Correntes


- Gente, é importante ficar de olho na hora certa de fazer ajustes e trocas nas correias e correntes. Elas são importantes pra manter o motor funcionando direitinho. Afinal, são elas que fazem a ligação com as outras partes da máquina. Então, elas precisam de alinhamentos de vez em quando, tá?


- Ah, e nunca passe óleo, diesel ou gasolina nas correias, viu? E na hora de lavar as máquinas agrícolas use só água. Solventes e outros produtos químicos podem estragar elas.


Se você seguir as recomendações do fabricante e substituir as peças sempre que o desempenho da máquina começar a falhar, sua próxima colheita vai ser um sucesso!