Literatura: Infantil e Juvenil

A+ A-

Gente, ler desde cedo é essencial pra tomar gosto pelos livros, viu? E isso é ótimo porque as histórias ajudam no desenvolvimento mental e emocional das crianças! Agora, você sabe qual tipo de livro escolher? Calma que eu explico: enquanto a literatura infantil é feita pra crianças, a literatura juvenil é indicada pra adolescentes. Quer saber mais sobre a diferença entre elas? Então vem comigo!


Literatura infantil

Olha, a literatura infantil é uma aliada logo nos primeiros anos de vida das crianças porque ajuda no aprendizado das palavras, viu? Outra vantagem é que os pequenos aprendem também sobre sentimentos. E com tanta história legal, elas conhecem coisas do mundo e até mais sobre elas mesmas, hein!


Pros bebês de 0 a 3 anos, a dica é apostar nos livros clássicos e contos de fadas com muitos desenhos e cheios de cores pra contar as historinhas.


O livro da Branca de Neve é um clássico dos contos de fadas


Já entre os 3 e os 8 anos, dá pra contar com os livros de colorir e os livros de atividades que além de ter histórias, são ótimos pras crianças brincarem. Adorei!


E dos 8 aos 12 anos, fase que elas tão bem curiosas, vale a pena apostar, por exemplo, nos almanaques e nos livros sobre animais, natureza, religiões, mitologia e folclore. Legal, né?


Literatura juvenil

Já a literatura juvenil é ideal pra crianças a partir dos 12 anos, tá? É que nessa fase os livros costumam não ter tantos desenhos e ilustrações, já que as crianças já entendem melhor os textos. Além disso, a linguagem da literatura juvenil também muda e os livros ficam mais dinâmicos pra interessar os jovens leitores.


E entre os estilos que fazem sucesso entre os adolescentes tão os livros de ficção científica, ficção fantasiosa, ficção policial, romance, suspense, terror e sobrenatural.


A Máquina do Tempo é um sucesso da literatura juvenil sobre ficção científica


Além desses, tem os títulos chick lit, que é um estilo literário normalmente escrito pra meninas e mulheres, já que contam histórias do universo feminino. Já os livros young adult são indicados pra quem tem mais de 16 anos e falam de histórias sobre essa fase da vida!

 

Agora, quer dicas de como montar a biblioteca da sua casa? Então clica aqui!


Tá procurando livros da literatura infantil e literatura juvenil? As histórias mais incríveis tão aqui no Magazine Luiza. Vem ver.