Literatura Brasileira: 11 autores

A+ A-

Gente, os livros da literatura brasileira são muito bons também, viu? E tem obras de vários estilos, como romance, aventura, policial e suspense! Além disso, essas leituras são ótimas pra quem vai prestar vestibular e concurso, já que costumam cair bastante nas provas. Tá procurando dicas de leituras bem legais? Então, olha só essas dicas:


Machado de Assis
Dom Casmurro é um dos livros mais famosos de Machado de Assis, que também  escreveu grandes clássicos como Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba! O legal dos textos dele é que, além de muito bem escritos, têm opiniões muito boas pra pensar sobre o país até hoje.


Clarice Lispector
Olha, apesar de ter nascido na Ucrânia, Clarice Lispector adotou o Brasil como seu país de coração, sabia? E que bom que ela fez isso! Clarice escreveu romances e livros de contos que continuam bem famosos, tanto que muitos já viraram peças de teatro e filmes. Alguns dos títulos mais importantes dela são
A Hora da Estrela, A Paixão Segundo G.H., Perto do Coração Selvagem e Laços de Família.


Monteiro Lobato
Olha, Monteiro Lobato ficou bem conhecido por seus livros pro público infanto-juvenil, viu? Entre os anos de 1921 e 1947 ele escreveu a coleção do Sítio do Pica-Pau Amarelo, que traz livros como
Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho e Emília no País da Gramática. São histórias muito usadas até hoje pra educação dos pequenos.


Graciliano Ramos
Esse autor alagoano escreveu uma das principais obras da literatura brasileira, chamada
Vidas Secas, que conta a história de uma família que luta pela sobrevivência no Nordeste. É bem triste, mas muito atual, sabe? Entre outros livros dele que também viraram clássico tão São Bernardo e Memórias do Cárcere.


Guimarães Rosa
Você gosta de colocar sua criatividade em tudo? Então, vai gostar de Guimara?s Rosa, que até criou palavras novas em seus livros! E o divertido é que ele faz isso tão bem que, mesmo sem conhecer a palavra que ele escreveu, dá pra entender direitinho a história.

E um dos livros mais conhecidos de Guimarães Rosa é Grande Sertão Veredas, mas tem vários outros títulos bem legais, como Sagarana, Primeiras Estórias e Corpo de Baile, viu?


Jorge Amado
O baiano Jorge Amado é famoso no mundo todo! E a prova disso é que os livros dele já foram traduzidos pra mais de 40 línguas, viu? Então, vale a pena você conhecer as histórias dele também. Entre seus principais romances tão
Dona Flor e Seus Dois Maridos, Capitães de Areia, Tieta do Agreste e Gabriela, Cravo e Canela. E se você é noveleiro, já percebeu que essas obras saíram dos livros e já foram novelas e séries. Demais, né!


Rachel de Queiroz
Você sabia que Rachel de Queiroz foi a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras? Isso foi muito importante pra história da literatura do país. Ela escreveu muitos livros importantes como
O Quinze, Memorial de Maria Moura, Três Romances, entre tantos outros, viu? Vale a pena conhecer todos.


Luís Fernando Veríssimo
Luís Fernando Veríssimo continua escrevendo textos, crônicas, contos, novelas e romances que conquistam as pessoas pelo seu humor, viu? Ele criou personagens que ficaram famosos, como
Ed Mort, o Analista de Bagé e a Velhinha de Taubaté. Entre seus principais livros tão Comédias da Vida Privada, Comédias para se Ler na Escola e As Mentiras que os Homens Contam.


Paulo Coelho
Gente, Paulo Coelho é um dos autores brasileiros mais lidos no mundo inteiro, sabia? E a cada lançamento, ele continua adorado por fãs de todos os lugares! Sua principal obra é
O Alquimista, mas ele também escreveu A Bruxa de Portobello, Brida e O Monte Cinco, entre outros. Tem muitos livros dele pra você ler!


Ruth Rocha
A escritora Ruth Rocha, autora do famoso
Marcelo, Marmelo, Martelo, faz muito sucesso escrevendo livros pra garotada! Na verdade, ela tem uma lista bem grande de títulos lindos da literatura infanto-juvenil, como Gabriela e a Titia, O Reizinho Mandão, O Menino Que Quase Morreu Afogado no Lixo e Solta o Sabiá, entre outros.


Martha Medeiros
Martha é jornalista, mas assim que começou a escrever livros, não parou mais! Um dos livros mais conhecidos dela é
Divã, que virou um filme muito engraçado! Mas ela tem vários outros livros bem legais que vale a pena você ler, viu? Por exemplo, Coisas da Vida, Selma e Sinatra, Doidas e Santas e Fora de Mim são incríveis! E pode se preparar que logo, logo vem mais lançamentos dela por aí! ;)


Gostou? Então vem escolher seu livro de literatura brasileira aqui no Magazine Luiza! Tem vários títulos bem legais esperando por você!