Linux ou Windows?

A+ A-

Sabia que o sistema operacional é o que dá uma cara pro seu computador quando você liga ele? Isso mesmo! Enquanto a maioria dos PCs vêm com Windows, que é um sistema pago, tem algumas opções que chegam de fábrica com o Linux, que é uma plataforma aberta, de graça! E, pra você saber qual é o melhor pra você, eu vou te falar as principais diferenças entre o sistema operacional Linux e o Windows. Olha só!


Estabilidade e desempenho

Como o Windows vem instalado na maioria dos computadores, o hardware dele é feito  pra funcionar bem com esse sistema operacional. Ah, hardware são as pecinhas de dentro do computador, como o processador, a memória, a placa de vídeo e outras coisas. Em alguns casos, essas peças não são compatíveis com o Linux.
Mas, o sistema Linux é conhecido por ser bem estável, viu? Além disso, ele é rápido, flexível e funciona normalmente em quase todas as máquinas, seja num modelo mais atual ou antigo.


Assim como o Windows, o Linux também já vem pronto pra ser usado. É só você configurar o sistema e deixar ele com as características básicas que precisa pra usar. E, como ele é um sistema aberto, você também consegue alterar o código fonte. Assim, dá pra personalizar ainda mais os arquivos e programas pra que eles funcionem do jeitinho que você quer. Mas, pra isso você precisa entender ou aprender um pouco de programação, tá?


Segurança

Em comparação com o Windows, o Linux acaba sendo mais seguro, já que é um software que nem todo mundo usa. Já o Windows, como é mais usado, fica mais fácil de aparecer um vírus. Por isso, se você usar o Windows, a dica é instalar um antivírus, viu?


Compatibilidade e programas

Programas específicos como Adobe Photoshop nem sempre tem versões pro sistema Linux, tá? Isso também pode acontecer com alguns jogos como GTA V e Resident Evil 7. Mas, isso tá mudando, viu? A loja de jogos Steam, por exemplo, tem apoiado a adaptação de jogos pro sistema operacional Linux e já oferece muitas opções pra ele. Por isso, veja se os aplicativos que você costuma usar podem ser instalados no sistema.
Sabe o pacote Microsoft Office? Então, ele também não é compatível com o Linux, mas, tem programas alternativos, como o LibreOffice, que te ajudam a abrir e editar os arquivos do Microsoft Office no computador Linux. Legal, né? Então, se você já tem uma noção de programação ou quer tentar algo novo que não seja um Mac, o Linux é uma excelente opção.


Agora que você já conhece melhor esses dois sistemas, escolha a melhor opção pro seu computador aqui no Magazine Luiza!