Inverno e suas delícias

A+ A-

Você sabia que a maior temperatura já registrada na Terra foi de 89,2 graus Celsius negativos na Antártida? Isso foi em 1983 e no Brasil, uma experiência bem distante trouxe um frio de 17 graus Celsius negativos em Santa Catarina.

Nas regiões do Norte e Nordeste, as estações são trocadas e o verão permanece com calor e pouca chuva. No Centro Oeste o clima também é bem quente, semelhante ao do Norte, mas acumula muita poeira. O Sudeste é instável, com frio e calor em dias diferentes, dias chuvosos e outros com sol escaldante, mas no Sul é o frio de verdade, com direito a geadas e até neve em alguns locais mais altos.

O frio do inverno assusta muita gente, que prefere ser recolher a ter que conviver com frios intensos nas ruas da cidade. Mesmo no Brasil, um país tropical, onde o inverno é muito mais ameno do que em terras temperadas.  Mas é uma estação muito charmosa, onde há várias opções exclusivas a ela, para serem aproveitadas, basta ter um pouco de paciência neste clima frio e aproveitar.

É uma ótima estação para namorar, diante de uma boa TV, assistindo a filmes interessantes, enrolada em edredons aconchegantes, comendo pipocas e junto do seu amor. 

Bom também para receber os amigos para uma mesa de fondue de queijo, carne e chocolate. As opções são lindas, práticas e ágeis para fazer uma bela refeição e agradar a todos. O Aparelho da Brinox é robusto é indicado para um número maior de pessoas e para preparar carnes. Sua base giratória e os potes auxiliam a condicionar molhos diversos e servir bem a todos ao redor da mesa.  Bem simpático, o Choco Fondue da Long Jump  é a pilha, com a imagem de um ursinho divertido e funciona bem para o uso das crianças, com o auxilio dos pais.

E claro, um bom vinho para acompanhar! O jogo de Taças Gran Vino da Sol Glass acompanha um saca rolha abridor, para agilizar a degustação da bebida.  E são lindas para vinho tinto, no tamanho indicado por especialistas.

Muitos dizem que no inverno, a moda é mais elegante e isso é pura verdade. Afinal, tiramos do guarda-roupa peças como sobretudos, cachecol, echarpe, luvas e uma série de acessórios que tornam o visual mais clássico e interessante. O uso de roupas escuras em demasia se justifica, afinal essas peças absorvem o calor e consequentemente esquentam mais.

O mar e o solo absorvem mais calor e por isso, quanto mais baixa a região, mais ameno será o clima. É por isso que regiões nas montanhas e serranas são conhecidas pelo seu frio e por ser um ponto turístico para quem gosta de aproveitar um frio diferente o ano todo.

O corpo também muda no inverno. Como o clima pede, comemos mais calorias que no verão, já que para manter sua temperatura interna em torno de 36º e 37º, ele precisa de energia dobrada, adquirida com sopas, carnes e alimentos mais encorpados, o que acaba gerando quilos a mais, caso haja um descuido nas atividades físicas. É comum as pessoas se descuidarem mais dos exercícios, sobretudo os aquáticos, por causa das altas temperaturas, mas é importante não perder o ritmo e manter a saúde em dia.
 
São muitas as atividades interessantes para serem feitas no inverno. Caminhadas, camping, esporte de aventuras dentre outros. A patinação, mesmo que não sendo no gelo por causa de nossa temperatura, é uma excelente atividade, que movimenta todo o corpo, além de ser divertida.

Com as temperaturas baixas, o corpo treme e avisa que precisa ser agasalhado para estabilizar sua temperatura interna. As tremidas são causadas pela contração involuntária dos músculos. Já o nariz precisa de um esforço extra, já que há maior circulação sanguínea na região, causando paredes mais grossas e sensação constante de entupimento.

A pele é outra parte do corpo que acaba sofrendo com o frio. Ela fica bem mais seca esta estação, ainda mais em idades mais avançadas, menopausa e problemas respiratórios, já que apresentam dificuldade em produzir o manto lipídico, a camada de gordura natural da pele, que a hidrata naturalmente. O ar mais seco, a poluição, banhos quentes e esponjas ajudam também no processo. Para ajudar a manter a pele sedosa, a Loção Hidratante Lavanda 310 ml tem óleo de macadâmia em sua fórmula e extrato de arnica, um amaciante natural, além de uma suave fragrância, que pode ser usada no corpo inteiro. Os lábios também sofrem muito no inverno e chegam a rachar. Como Hidratante Labial Beurre de Lèvres, da Biotherm eles ficaram macios e hidratados, com rapidez. Para os cabelos que podem ficar mais ressecados que o normal, use o Shampoo Hidratante Luxe Treatment 60ml, da Ecru. Limpa e hidrata os fios, com vitaminas e nutrientes de alta potência, aliados a aminoácidos especiais para manter a aparência saudável.

Em casa ou aproveitando a bela paisagem cinza do frio, não dá para ficar parado. As opções são muitas para garantir a diversão e o conforto nesses dias especiais. Aproveite!