Instrumento musical infantil

A+ A-

Gente, quando a criança gosta de um brinquedo leva ele pra lá e pra cá, né? O mesmo acontece com um instrumento musical infantil! Por isso, é normal que o instrumento suje mais e até mesmo possa quebrar! Mas será que tem como evitar esse tipo de situação? Tem sim, viu! E eu vou te mostrar algumas dicas que vão ajudar bastante. Vem comigo!


Primeiros cuidados

Olha, a primeira dica sobre os cuidados necessários com os instrumentos musicais infantis é conversar com a criança primeiro, tá? Mostre que aquele objeto precisa de cuidado e carinho, já que é com ele que muitas músicas serão tocadas!


Pode parecer que não, mas os pequenos entendem sim quando você reforça um aprendizado, viu? Também vale dizer que quanto mais ele tiver cuidado com o seu instrumento, mais ele vai durar!


Mas, e se a criança for um bebê de até 3 anos? Não se preocupe porque, pra essa idade, os instrumentos musicais infantis são mais reforçados pra mãozinhas que ainda não entendem muito como usar esse tipo de objeto.


Limpeza e cuidados do dia a dia


 
O teclado infantil pode ser limpo sempre com um pano um pouquinho úmido com água


Depois de conhecer o instrumento musical infantil, a criança pega gosto e começa a tocar quase todo dia! Isso é bem legal, mas é preciso atenção com a limpeza, tá? Principalmente se o instrumento for de sopro, como as flautas e gaitas.


Pra esse tipo de instrumento é bom você passar um paninho seco pra que a saliva seja limpa. E, antes de guardar é bom deixar o instrumento num local arejado por um tempinho, viu?


No caso de outros tipos de instrumento, como bateria, teclados e guitarras, é só passar um paninho úmido com água apenas. É pra tirar sujeirinhas como pó e restos de comida que a criança pode deixar durante a brincadeira!


Na hora de guardar


 
Algumas gaitas vêm com uma caixinha pra guardar depois do uso


Nada de deixar os instrumentos musicais infantis em lugares úmidos ou expostos ao sol, tá? Isso pode ir destruindo pouco a pouco o brinquedo e fazer com que ele quebre.


O ideal é ensinar pros pequenos desde o comecinho que, depois de usar o instrumento, precisa guardar ele num lugar protegido. Uma dica: separe um cantinho em casa de fácil acesso pra criança guardar e pegar o brinquedo quando quiser!


Esse cuidado também evita que o instrumento quebre, viu? Se der pra ele ficar dentro de uma caixa ou baú, melhor ainda. Tem alguns que vêm até mesmo com sua caixinha própria, como as gaitas.


Quer saber mais sobre brinquedos musicais? Então, dá uma lidinha nessa matéria aqui!


E lembre que aqui no Magazine Luiza tem os instrumentos musicais infantis  mais legais! Vem conferir e escolher os seus preferidos!