Impressora: cuidados e dicas

A+ A-

Gente, hoje em dia as impressoras fazem muitas coisas, né? Além de imprimir, a maioria dos modelos também faz cópias, escaneia e até imprime fotografias em alta qualidade! Mas pra ela funcionar direitinho é ideal cuidar bem dela, viu? E pra te ajudar a deixar sua impressora sempre pronta pra trabalhar, eu tenho algumas dicas. Vem comigo!


Economizar sempre!

Quer usar a tinta da sua impressora por bastante tempo antes de ter que recarregar? Então, é só fazer o seguinte:


- Ajuste a configuração da sua impressora pra imprimir com uma qualidade um pouquinho menor. Isso te faz economizar bastante tinta e você vai ver que, na maioria dos casos, dá pra ler os textos e ver as imagens sem muitos problemas. No sistema operacional Windows, costuma dar pra fazer isso clicando em Menu Iniciar -> Painel de Controle -> Hardware e Sons ->Dispositivos e Impressoras. É só acessar as configurações da sua impressora e selecionar Impressão Rápida ou Econômica no menu sobre qualidade de impressão.

- Ah, e se você não precisa usar cores na sua impressão, a dica é escolher a opção Impressão em Cinza que ajuda a economizar ainda mais e faz sua tinta durar muito tempo.

- E fique de olho nos cartuchos, viu? Eles são mais ou menos como os tubos das canetas esferográficas, com tintas que secam se você ficar sem usar por muito tempo.


Sempre ligue a sua impressora

Outra dica importante é que você tem que lembrar de ligar a sua impressora pelo menos uma vez por semana, tá? Isso ajuda a evitar que o motor falhe. O ideal é imprimir pelo menos uma página colorida e outra em preto e branco sempre que der uma ligadinha nela pra não deixar a tinta secar.


Mais alguns cuidados

E se você tem mania de tirar todos os equipamentos da tomada antes deles desligarem por completo, não faça isso isso com a sua impressora, tá? É que quando ela é desligada certinho, o cabeçote, que é o que faz a tinta chegar do jeito certo no papel, para numa posição pré-configurada.


Agora, se você interromper o desligamento da máquina, o cabeçote não vai chegar na posição que devia. Com isso, ele pode entupir e atrapalhar o funcionamento da impressora.


Limpeza

Precisa tomar alguns cuidados na hora de limpar sua impressora, viu? Por fora, o ideal é usar só um paninho úmido com água pra tirar os restos de tinta, poeira, impressões digitais e algumas manchas. Agora, pra deixar a parte interna limpinha, é melhor mandar a máquina pra um especialista. É que ele sabe onde pode e onde não pode mexer durante essa limpeza. E a dica é que ela seja feita a cada sete meses.


Ah, mas tem alguns modelos de impressora que fazem uma boa autolimpeza interna, viu? E por mais que não seja tão completa quanto a de um técnico, já ajuda bastante. Agora, se você quiser saber como fazer isso na sua máquina, é só ler o manual de instruções dela.
 

E pra saber como configurar sua impressora, dá uma olhadinha nessa matéria aqui com algumas dicas!


Aqui no Magazine Luiza você encontra vários modelos de impressora, viu? É só escolher o ideal pra você!