Hora de Pintar

A+ A-

Se você decidiu pintar sua casa por conta própria, saiba que não é só sair passando a tinta na parede, viu? Então, vem comigo que vou te contar um pouco mais sobre o que você deve saber pra sua pintura ficar caprichada!


Tintas


Bom, pra começar, você vai precisar de tinta, né? E as mais usadas são: a tinta à base de água, a tinta de látex e a tinta acrílica.


- A tinta à base de água é perfeita pra paredes do lado de dentro que não tenham contato com a umidade ou tubulações, porque qualquer líquido pode estragar ela.


- Já a tinta de látex é aquela que não tem brilho, ela tem acabamento fosco, sabe? E como ela é impermeável, é ideal pra ser usada no lado de fora ou lugares que podem ser lavados, como o banheiro.


- Agora, a tinta acrílica também é impermeável a água. Mas tem opções foscas ou com um brilho mais discreto. E se você for usar esse tipo, o ideal é que a parede esteja bem lisinha, porque ela destaca mais as imperfeições, viu?


Material


Pintar as paredes da sua casa não é difícil, mas também não dá pra fazer só com tinta e um pincel, viu? Você vai precisar de um kit de pintura com lixa, rolos, pincéis, caixa multiuso, escada, massa corrida, bandeja e muito mais. E pra você se organizar direitinho, eu fiz uma lista explicando tudo aqui.


Etapas


- A primeira coisa que você precisa fazer antes de pintar uma parede ou outro lugar na casa é lixar a área pra tirar toda a tinta velha ou qualquer outro tipo de resíduo que esteja grudado.

E essa etapa é muito importante pra parede ficar lisinha e sem nenhum tipo de ondulação. Senão, depois quando você passar a tinta, o resultado pode não ficar legal.


- E se na hora de lixar a parede, tiver algum buraco ou falha, vai ficar visível, viu? Pra resolver isso, é só passar massa corrida com uma espátula. Mas só comece a pintar depois que ela tiver secado, combinado?


- Daí sim vem a parte da pintura! Leia com atenção todas as recomendações que estão na lata de tinta, viu? Cada marca tem um tempo de secagem diferente. E o ideal, é esperar a primeira camada de tinta secar completamente, antes de passar a segunda camada.


- E o tempo de secagem da tinta pode demorar mais, se o clima estiver úmido, tá?


- Agora, se for diluir a tinta em água, use apenas água limpa e potável, assim nenhuma sujeirinha ou impureza vai estragar a mistura.


- Outra dica pra ter um bom resultado é fazer a pintura em horários com bastante luz natural. Pois fica mais fácil perceber se alguma área ficou manchada. Aí depois, quando for passar a segunda camada, você vai saber exatamente onde precisa dar aquela atenção extra.


E aí, preparado pra pintar? Aqui no Magazine Luíza você encontra todos materiais pra pintar a sua casa!