Home Theater e suas caixas de som

A+ A-

                  

Quer assistir a seus filmes em casa como se tivesse num cinema? Então, além de móveis confortáveis, uma TV bacana e pipoca, você vai precisar de um home theater, viu? Agora, pra você entender melhor porque o som da sua TV fica tão incrível com ele e como instalar direitinho, eu te explico. Vem ver!


Quanto mais caixas, melhor!

Você já reparou que o home theater tem várias caixas? Pois é, é normal a quantidade mudar de acordo com o modelo do aparelho. E pra te ajudar a entender isso o home theater vem sempre com números junto do nome, como  5.1, 6.1 e 7.1.
 
O primeiro número como o 5, 6 e 7 mostra quantas caixas de som o seu aparelho tem e o segundo como o 1 é o número de subwoofers, que é aquele alto-falante especial pros sons mais graves, sabe?

O número de caixas é importantíssimo porque cada uma delas emite um som diferente, por isso que quanto mais caixas, melhor o som. 
 

Atenção: nem todas as caixas são iguais
 
Como eu falei, cada caixa tem uma função e emite um som diferente. E pra você aproveitar o melhor delas, o ideal é deixar o sofá ou poltrona bem no centro entre elas, assim o som não vaza e nem chega com atraso pra você. Agora, o home theater costuma ter os seguintes modelos de caixas:

- A caixa de som mais importante de qualquer home theater é a central, viu? Ela é a mais usada de todas, onde sai mais de 50% dos sons de um filme, principalmente as conversas. E a trilha sonora e as explosões também ficam mais intensas por causa dela. Agora o ideal é deixar ela na sua frente e bem no centro de onde tá sua TV, senão quem tiver assistindo pode ficar com a sensação de que o som não tá acontecendo ao mesmo tempo que a imagem, sabe?

- Já a caixa frontal direita é quem emite os sons das cenas que acontecem na parte direita da tela. Mesmo alguma coisa que não aparece, como um carro se aproximando. E o mesmo acontece com a caixa frontal esquerda, invertendo o lado.

- Agora, quase todos os efeitos especiais de filmes ou sons da torcida em um jogo, por exemplo, ficam por conta das caixas traseiras, tá? Elas fazem toda a diferença pra criar uma emoção enquanto você se diverte com a sua TV!

- E o subwoofer é responsável pelos sons mais graves. E o legal é que esse pode ficar em qualquer posição, viu?
 

Áudio de cinema em casa é muito legal, né? E pra você ter isso, é só contar com o serviço de instalação e configuração de home theater dos nossos parceiros, aqui!

 

E aí, gostou das dicas? Então, agora é só escolher o seu home theater aqui no Magazine Luiza!