Hidratação diária dos cabelos

A+ A-

                  

Você quer deixar seu cabelo incrível, sem ter que ir sempre no salão? Eu te conto! É só ter em casa uma rotina de cuidados que podem ser diários, semanais ou quinzenais. E se quiser saber todos os segredinhos pra arrasar, vem comigo que eu te explico!


Rotina diária


Pré-shampoo: antes de partir pro shampoo e condicionador, é ideal passar um pré-shampoo. Não precisa ser todos os dias, duas ou três vezes por semana tá ótimo. Ele tem versões em líquido, pasta, creme ou ampola e é ótimo pra limpar os restos de cremes que ficam nos fios e deixam eles pesados, viu? Ah, e têm dois tipos de pré-shampoo:


- Pra limpeza profunda do couro cabeludo: esse deixa os cabelos oleosos leves e soltinhos por mais tempo depois da lavagem.


- Pra cabelos secos que quebram fácil: é ideal pros fios com química que são oleosos na raiz e ressecados nas pontas. Ele tira a oleosidade do couro cabeludo e protege as pontas ressecadas pro shampoo comum não danificar.


Shampoo: você precisa escolher o shampoo ideal pro seu tipo de cabelo, seja ele seco, oleoso ou normal, viu?


E tem aqueles que são próprios pra cabelos com química. Eles são mais suaves, e, no caso dos feitos pra pós-progressiva, eles têm óleos e ceramidas pra segurar a progressiva mais tempo.


Ah, e pra quem usa tintura, principalmente os loiros e ruivos, tem os shampoo matizadores, que evitam que essas cores mais claras fiquem alaranjadas com o tempo, sabe? É só passar o matizador como um shampoo normal, deixar uns minutinhos e enxaguar. Seus cabelos vão ficar com cores vibrantes por muito mais tempo!


Condicionador: vale a mesma regrinha do shampoo, tá? Ele deve ser próprio pro seu tipo de cabelo ou com uma hidratação especial pra quem usa química ou tinturas.


E gente, a dica é usar o condicionador só nas pontas, nunca na raiz, combinado? Se seu cabelo for muito seco, daí é melhor um condicionador sem enxágue pra sair com o cabelo já hidratado do chuveiro. Ah, e esse tipo também é ideal pra cabelos crespos e cacheados que embaraçam muito. Outra dica pra agilizar a rotina de cuidados, é passar o condicionador sem enxágue e desembaraçar os fios com um pente de dentes largos ainda no chuveiro, tá? 


Cremes pra pentear: o creme pra pentear é a estrela do dia a dia porque ele hidrata e até modela!


Uma dica pra quem tem cabelos cacheados ou crespos e não usa chapinha, é o creme ativador de cachos, ele deixa os fios hidratados e super definidos. Já pra quem é fã do secador, é melhor passar um creme termoativado, que vai hidratar os fios enquanto você seca.


Outro produto pra usar antes da dupla secador e chapinha é o protetor térmico, tá? Ele protege o cabelo do calor e não deixa os fios perderem a queratina, que é a responsável pelo balanço e brilho. Legal, né?


Finalizadores


Seja pra manter um visual super liso ou ultra cacheado, tem finalizadores especiais pra cada caso, e eles também servem pra outras coisas, viu? Dá só uma olhadinha:


- Reparador de pontas: deixa o cabelo ainda mais hidratado e brilhante. Ele pode ter silicone ou outros óleos na fórmula e ser usado tanto em cabelos lisos quanto em cachos. Ah, ele diminui o frizz do cabelo, principalmente nos dias de chuva!


- Sprays: tem um pra cada tipo de efeito. Você pode usar com secador e prolongar o liso ou dá pra usar com difusor de ar do secador e deixar o cacheado mais definido, por exemplo. E tem até o spray fixador, que deixa tudo no lugar depois que terminar um penteado! Mas olha, tem que encontrar a versão certinha pro seu cabelo e pro penteado que deseja, tá? Isso porque cada spray tem ingredientes diferentes.


- Pastas e modeladores: eles servem pra deixar os fios bem estilosos! Por exemplo, antes de enrolar o cabelo no babyliss você usa a pasta. E pra controlar o volume, mas sem tirar a sensação que você tem mais cabelo e criar ondas, é só aplicar o mousse antes de fazer a escova. Ah, ele pode ter uma fixação leve, média ou forte, você escolhe! E fica tranquila, as ondas não desmancham fácil, viu?


- Gel: e se nada der jeito nos dias que seu cabelo acorda de mau humor, um bom gel e um rabo de cavalo ajuda a deixar tudo no lugar! E tem opções com efeito normal ou cabelo molhado pra você escolher.


Tratamento semanal
 

Cabelo saudável não vive só de shampoo, creme e condicionador, viu? A dica é ter em casa algumas ampolas pros dias que não quiser fazer hidratação e precisar de uma solução rápida. É só aplicar até as pontas depois de lavar com o condicionador e deixar agir por 3 minutinhos. Aí é só lavar normalmente. Prático, né?


Mas se você tiver um tempinho extra, o ideal é usar toda semana uma máscara de tratamento que você mesma aplica em casa, mecha por mecha e deixar agir por uns 10 ou 20 minutos. Ah, e pra hidratação ficar mais potente, minha dica é usar uma touca térmica pro calor ativar o creme. Super bacana, né?


Tratamento quinzenal


Se o seu cabelo tá precisando de mais cuidados, mas ainda não é tempo de voltar ao salão, a dica são os tratamentos reconstrutores! Eles podem vir com um único creme que você aplica depois de lavar o cabelo ou um kit pra lavar e hidratar.
Gente, esse tratamento é muito legal porque, com o tempo, o cabelo vai ficando oleoso ou meio desbotado e pode ficar mais pesado, sabe?


Bom, agora que você já tem as dicas pra cuidar bem dos seus cabelos, vem dar uma olhada nas ofertas em produtos de beleza aqui no Magazine Luiza!