Hardware X Software

A+ A-

Você já deve ter ouvido falar ou lido sobre software e hardware, né? Mas, será que você sabe a diferença entre essas duas palavrinhas que são tão usadas no mundo da tecnologia? Vem comigo que eu vou te contar tudo!


Diferença básica entre hardware e software

O hardware é a parte física do computador, ou seja, todas as peças e componentes usadas pra fazer a máquina funcionar direitinho, como a placa mãe, placa de vídeo, placa de som, monitor, memória RAM, HD, caixas de som, mouse e teclado. Mas além desses itens que formam o computador, alguns equipamentos também podem ser chamados de hardware, como por exemplo, a sua impressora, o scanner, a webcam, os pendrives e até o HD externo, viu?


Já o software é a parte lógica do computador. É tudo aquilo que faz parte do sistema interno dele e que você não consegue ver ou pegar. O software pode ser dividido em duas categorias: os softwares de sistema e os de aplicativos.


Os softwares de sistema servem pra controlar o sistema interno do computador e pra fazer com que tudo funcione lá dentro. Pra você ter uma ideia, os sistemas operacionais como Windows, Mac OS, Linux, são alguns dos exemplos de softwares de sistema, tá?


Agora os softwares de aplicativos são aqueles usados pra tarefas mais específicas do dia a dia. Por exemplo, os programas de edição de imagens como Adobe Photoshop, editores de texto como Word, planilhas como Excel, iTunes, entre outros.


Pra ficar bem claro, o hardware são as peças do seu computador, tudo aquilo que você consegue ver ou pegar. Já os softwares são os programas que fazem a máquina funcionar. Pra fazer uma comparação, o hardware seria seu cérebro e o software os pensamentos.


Software pirata é ilegal

Muita gente não tem ideia de que a pirataria, além de ilegal, é um crime, acredita? Tanto que na internet, ainda dá pra encontrar muitos conteúdos e softwares pra baixar sem pagar nada.


E além de ser totalmente errado comprar ou baixar esses programas piratas, um software que não seja original também pode danificar seu computador, viu? Afinal, muitos dos programas baixados gratuitamente pela internet vem de alguns sites maliciosos que podem conter vírus, deixando sua máquina muito mais lenta e fazendo até ela travar de vez. Daí já viu, né? O barato saiu caro.


Por isso, a dica é ter softwares originais, assim, além de você ter toda a garantia e segurança que precisa no seu computador, você ainda vai colaborar com os fabricantes pra que eles possam melhorar ainda mais os programas e lançar novidades. Legal, né?


Aproveite pra atualizar os seus hardwares e softwares com as opções aqui do Magazine Luiza!