Guia de Colchões

A+ A-

                

Gente, dormir bem, é essencial pra sua saúde e bem-estar, não é mesmo? Mas, pra ter uma boa noite de sono o colchão precisa ser bom e confortável. Por isso, preparei uma listinha completa pra te ajudar na hora de escolher o seu. Olha só!

O colchão ideal
O
colchão não pode ser duro nem mole demais, porque ele deve manter a coluna alinhada. Em qualquer posição do corpo, o colchão nunca pode afundar demais, tem que ter um equilíbrio e oferecer conforto. Por isso, se puder faça um teste antes de escolher o seu.

Pra não ficar nenhuma dúvida: o colchão ideal para você é aquele que permite que a coluna se mantenha em uma linha reta e os ombros e quadris afundam bem pouquinho.

 

Tipos de colchão


Molas - Esse colchão é muito confortável na hora de dormir e acomoda melhor o quadril e os ombros. Quanto mais peso colocar nele, mais as molas dão um suporte confortável pro seu corpo. Ideal pra uma noite confortável de sono, até eu que sou virtual queria! Ele também dura em média 10 anos, ou seja, mais do que um modelo de espuma e o material faz você transpirar menos, pois não esquenta demais naqueles dias de calor típicos do verão.

O colchão de Molas Bonnel é bem resistente, firme e dura bastante. Cada mola desse colchão é entrelaçada entre si, e é justamente isso que garante a resistência dele. Só que este tipo é melhor pra quem dorme sozinho, porque, como balança um pouco, qualquer movimento pode incomodar a pessoa que estiver ao seu lado. Já o colchão de molas ensacadas é ideal pra camas de casal, e eu te explico já já sobre ele.

Uma das vantagens é o preço, que costuma ser mais em conta. Também tem mais estabilidade, você deita na cama e ele não se mexe, como o de molas costuma fazer. É mais flexível e leve, o que ajuda bastante na hora de mudar ele de posição. A espuma deforma mais rápido que as molas, por isso, o colchão dura em média 5 anos.

Os colchões de espuma têm várias densidades, cada uma delas é indicada pra uma faixa de peso e altura.

Tabelinha do Inmetro
Sabia que seu peso e altura podem indicar a densidade ideal da espuma que o colchão deve ter? Isso mesmo! E pra te ajudar a ter uma referência, dá uma olhadinha nessa tabela que eu preparei: 

 guia-de-colchoes

Viscoelástico - Este modelo de colchão tem uma espuma especial, aquela feita para as viagens espaciais. Isso mesmo! Ela se molda direitinho ao corpo sem deformar, não importa seu peso ou altura. Conforme o tempo de uso, ele memoriza o formato do seu corpo, mas sem deformar a espuma, o que vai garantir muito mais conforto.

Látex - Esse é feito com uma espuma natural que demora mais tempo pra deformar em relação à espuma tradicional. Também evita o acúmulo de fungos, bactérias e ácaros, pois esse material não faz o corpo esquentar, você transpira  bem menos nele.

Pillow Top - Os colchões com Pillow Top duram muito e têm conforto extra, isso porque junta o melhor de um colchão de molas, com o melhor de um colchão de espuma. Esse colchão é feito de molas, mas, em cima recebe uma camada de espuma, e a espessura pode variar, desde a mais fina até as mais grossas, que costuma ser os ortopédicos. A ideia desse é acrescentar um toque de maciez extra. É para dormir nas nuvens mesmo :)

Ortopédicos - Agora esse é um pouco diferente porque o suporte é mais duro, tem uma tábua de madeira entre as camadas de espuma. Se você tem algum problema de coluna e quer comprar um colchão assim, a dica é conversar com seu médico antes pra ele dizer se é ou não o mais indicado pra você, tá?
 
Colchão de casal
Pra escolher o  colchão de casal tem que ter um pouquinho mais de atenção. Afinal, são duas pessoas dividindo o mesmo espaço e muitas vezes com biotipos diferentes. 

                         

guia-de-colchoes


 
Se você decidir por um colchão de espuma, a densidade tem que levar em conta quem tem maior peso. Agora, se não gosta de espuma, o modelo com molas ensacadas é a melhor opção porque garante a estabilidade nas áreas onde não há pressão, ou seja, não fica balançando ou chacoalhando muito, mesmo se a pessoa costuma se mexer bastante durante à noite.
 
Colchão para crianças
Aí depende da idade da criança. Mas, é legal conversar com o médico pediatra antes e pedir todas as orientações, tá?

Pras crianças, de modo geral, a dica é escolher sempre um colchão de espuma, o de molas não é indicado, tá? Isso porque as molas são mais firmes que a espuma e o corpo da criança não tem peso suficiente pra coluna dela se alinhar naturalmente no colchão. Já no caso dos bebês, o colchão não pode ter maior pressão em regiões como a cabeça ou ombros, e isso pode acontecer se for um colchão de molas, viu? Por isso, é legal pedir a orientação de um médico.

                                   

guia-de-colchoes

Ah, e conforme a criança for crescendo, você precisa trocar de colchão, tá?! Isso porque o peso, com o passar dos anos, deforma a espuma, mesmo a criança sendo mais leve que um adulto. E aí, o colchão não vai ter mais aquela firmeza suficiente, nem tão duro e nem tão mole, que o corpo precisa, em qualquer idade.

Prazo de validade
Sabia que os colchões tem data de validade? Mesmo que seu colchão esteja em bom estado de conservação, ao longo dos anos, ele vai perdendo a firmeza, por causa do peso do corpo. Em média, os colchões de espuma duram no máximo 5 anos e os de mola 10. Mas esse tempo pode variar conforme os cuidados que você toma, olha só:

Dicas para preservar seu colchão
Vire regularmente o colchão de cima pra baixo e da cabeceira para os pés, uma vez por mês é o ideal.
E pra não acumular umidade, escolha um dia de cada mês pro seu colchão fique arejando ao sol.

Ah, não se esqueça! Colchões com Pillow Top não podem ser virados de cima pra baixo, tá? Justamente porque a espuma precisa ficar sempre para cima. Mas dá pra você trocar a posição da cabeceira para os pés e colocar pra arejar também. ;)
 
Agora que você já sabe tudo sobre colchão, que tal escolher o seu agora no Magazine Luiza?!