Guia completo sobre portas

A+ A-

                   

Gente, não dá pra imaginar uma casa sem portas, né? São elas que te dão privacidade, segurança e que dividem os ambientes. E, você sabe qual a porta ideal pra sua casa? Olha só essas dicas pra descobrir a melhor opção pra você!


Materiais


- Uma das primeiras coisas é escolher que tipo de material você quer pra sua porta. As opções são madeira, aço e alumínio. As portas de madeira são as mais comuns e combinam com todos os ambientes. Mas, é bom tomar cuidado com a chuva, o sol e umidade, tá? A dica é passar verniz pra deixar a porta sempre novinha.


- Agora, se você precisa de uma porta mais resistente, as de ferro ou de aço são ideais. Uma dica pra dar um acabamento lindo e evitar problemas com ferrugem nesses modelos, é fazer uma pintura eletrostática. Ah, também dá pra passar um esmalte sintético se você quiser.


- Já as portas em alumínio são resistentes, levinhas, não enferrujam e não precisam de nenhum tipo de pintura. Elas ainda podem ter o acabamento fosco, brilhante ou acetinado, tá? E, elas ficam ótimas como porta de saída pro quintal, por exemplo. Além disso, tem opções de portas de alumínio de vários tamanhos e formatos.


Modelos


- Os modelos de porta estão cada vez mais bonitos. Algumas podem ter até vidro lateral ou jateado, viu? Tem ainda aquelas portas tipo veneziana, sabe? Elas costumam ser usadas em quartos que dão acesso pra sacadas ou quintais.


- E, um dos modelos preferidos hoje em dia são as portas pivotantes. Elas são mais largas do que o normal e dá até pra passar uma cama de casal ou geladeira por ela! Legal, né?


Segurança


- Quando for escolher sua porta, lembre que ela é feita pra garantir sua segurança. Então, é bom investir em modelos mais pesados e sólidos pra porta de entrada, tá?


- Se ela for de madeira, prefira aquelas sem chapas de compensado, que são aquelas chapas de madeira sobrepostas e coladas com pressão. Agora, se escolher uma de ferro ou alumínio, prefira as com folhas mais grossas, assim você se sente protegido e elas duram muito mais, viu?


Instalação


Sabia que cada porta tem um tipo de batente ideal? Isso mesmo! Por isso, é importante comprar um batente que seja próprio pro modelo escolhido. Lembre que eles tem que ficar bem alinhados e bem presos na estrutura da parede, tá? Assim, a porta não vai emperrar com o passar do tempo.


E aí, gostou das dicas? Vem conferir aqui no Magazine Luiza as melhores opções em portas e acessórios pra sua casa!