Grelha caseira sempre limpa

A+ A-

Sabia que com a grelha caseira você quase não precisa usar óleo pra preparar suas refeições? Isso mesmo! Apesar disso, é normal ela ficar com manchas e sujeirinhas depois do uso, tá? Por isso, eu preparei algumas dicas pra te contar como fazer uma limpeza rápida e caprichada nela. Vem comigo!


Carvão, alimentos e gordura

Pra começar é bom você saber que a fuligem do carvão, os restinhos de alimento e as gorduras que pingam das carnes são as principais sujeirinhas que vão aparecer na sua grelha, viu?


E pra limpar essas coisas é bem simples. Por exemplo, pra tirar o pó de carvão, a dica é levar a grelha pra pia e esfregar ela com uma esponja ou escova de cerdas macias. Pode usar água e detergente neutro pra facilitar a tarefa, viu? Agora, se a sujeira tiver muito difícil de sair, pode passar a palha de aço, mas sem colocar muita pressão nela.


Já se o problema é alimento grudado na grelha, o ideal é primeiro tentar tirar com uma espátula. Se mesmo assim não sair, então você tem que deixar a grelha de molho em água quente por cinco minutos antes de tentar novamente. Depois que esfriar é só usar uma esponja, bastante detergente neutro e água pra tirar todos os resíduos! E se mesmo assim não sair, pode colocar na água quente de novo, quantas vezes for necessário.


Agora, pra tirar a gordura da sua grelha, você só precisa lavar ela com água morna, tá? Se preferir, pode deixar de molho em água quente e depois usar uma esponja macia e detergente neutro. Pra enxaguar é só usar água em temperatura ambiente.


Terminou de lavar? Então, é só deixar a grelha secar naturalmente ou passar um pano de algodão limpo.


Ah, e no caso das assadeiras que vêm com grelhas, lave cada peça separadamente, tá? É que quase toda assadeira já vem com revestimento antiaderente, então é só passar esponja e detergente neutro nela durante a lavagem.


Viu como não é difícil limpar sua grelha? Se você ainda não tem uma, pode escolher a que quiser entre vários modelos aqui no Magazine Luiza!