GPS e suas funções

A+ A-

Foi o tempo que o GPS era uma tecnologia para poucos. Hoje, existem tantos modelos acessíveis, que atendem bem todas as necessidades no trânsito. O GPS pode apenas realizar mapeamentos, como também reproduzir mídia e captar o sinal da TV aberta. Veja tudo o que dá pra fazer com ele!                      

Sabe  que eu acho mais bacana no GPS? É que ele é um dispositivo que mostra  não só a sua localização, mas  também dá detalhes sobre as melhores rotas a seguir, calcula o tempo e a distância, alerta sobre possíveis radares nas rodovias e ainda pode indicar os pontos turísticos de alguma região, o que é bem legal se você for viajar com a família, por exemplo, né?

                    gps-e-suas-funcoes

Diferenciais
Se você está pensando em comprar um GPS prefira  versões com telas grandes, com mais de 5 polegadas, para uma melhor visualização dos mapas, além do recurso touchscreen, que dispensa o uso da canetinha. Observe também se o aparelho possui navegação por voz, para que você não precise tirar a mão do volante em vias expressas, e suporte text-to-speech, que possibilita ao software ler o nome da rua ao invés de um que indica por voz ?vire à direita a 200 metros?, por exemplo.

Cidades Navegáveis x Cidades Mapeadas
Seu aparelho tem duas informações: cidades navegáveis e cidades mapeadas. Mas então, qual será a diferença entre elas? As cidades navegáveis são aquelas que o
GPS atualiza constantemente. São excelentes para que você veja informações completas, como mãos de direção, a localização exata das ruas e avenidas e até de obras realizadas no local, de forma rápida e fácil. Elas são bem seguras.

Já as cidades mapeadas são as que possuem somente o mapa e o nome das ruas, sendo um guia menos detalhado. Elas servem apenas como uma referência ao motorista.

Alerta de radar: um salvador do motorista
Para quem vive no trânsito, sabe que às vezes é difícil localizar radares na rota, o que pode gerar um problemão se houver avanço de velocidade. Mas o GPS com o recurso de alerta de radar é muito útil ao motorista.

Modelos com essa função utiliza o sinal dos satélites para indicar a localização do radar e a velocidade máxima permitida. O alerta é ótimo para prevenir  acidentes nas rodovias e também as multas indesejáveis.

Recursos multimídia
Tem GPS que é tão completo que serve para tudo: além de mapeadores excelentes, podem reproduzir vídeos, músicas e imagens, além de captar o sinal da TV aberta. Se você fica horas no trânsito, pega crianças no colégio, busca o parceiro no trabalho e viaja bastante, um dispositivo nesse nível será uma central multimídia excelente pra distrair sua família! Bom, né?

Atualização
Também temos que pensar que há situações que o
GPS pode ter alguns probleminhas impossíveis de ser evitados, como chuva ou ruas cobertas por muitas árvores ou prédios. Isso pode prejudicar a atualização dos dados ou gerar uma certa demora.

Outra coisa também a saber é sobre as possíveis mudanças nas rotas, principalmente em cidades grandes. Esse tipo de dado fica difícil de ser atualizado em tempo real. Por isso, fique de olho na data de lançamento e dê preferência aos dispositivos mais recentes, para você sempre ter em mãos o banco de dados ou programas do GPS atualizados.

                               gps-automotivo-multilaser-tracker-tv-tela-7-touch-tv-digital-2500-cidades-navegaveis

Dica de uso
Ao adquirir um GPS, será preciso esperar um pouquinho para ligá-lo pela primeira vez. Acontece que o dispositivo precisa de um tempinho para processar as inúmeras funções (mais ou menos uns 3 minutos). Deixe seu veículo parado para facilitar a localização e ligue o dispositivo. Nas próximas vezes que você for ligá-lo, o processamento será mais rápido.

Precisa de rotas mais seguras e rápidas? Tenha sempre um
GPS no seu carro!