Foto: truques para fotografar

A+ A-

                     

Gente, é ruim quando a foto de um momento especial fica tremida ou borrada, né? Mas a boa notícia é que dá pra ajustar isso com a ajuda de programinhas, acessórios pra sua câmera e alguns truques! Olha só essas dicas que eu preparei pra você:


Como ajustar fotos tremidas ou borradas


Olha, depois que a foto já foi feita e não ficou tão boa, é melhor usar alguns programas que podem te ajudar a deixar elas mais legais. As minhas dicas pra esses casos são:


Movavi Photo Editor: é um programa feito pra ajustar fotos tremidas, borradas ou com condições ruins de luz, viu? E além de simples de usar também é gratuito! É só abrir o Movavi no seu computador, a imagem que precisa ser arrumada, editar fazendo as correções com os botões do programa e salvar a nova imagem. Simples, né? Ele tá disponível pra Windows, tá?


SmartDeblur: é outro especialista em corrigir suas fotos super fácil de usar! É perfeito pra dar um jeitinho nas imagens desfocadas. E o legal é que ele tem botões espertos em formato de barras pra você controlar o nível do enfoque, viu? Tem versões do SmartDeblur pra Windows e Mac. Ele é pago, mas dá pra testar antes de comprar.


Como evitar fotos ruins


Seguindo algumas dicas básicas, fica fácil conseguir bons resultados na hora de tirar uma foto, viu? Eu separei alguns pontos bem bacanas que vale ficar de olho.


Respiração: segura um pouquinho sua respiração na hora de clicar a foto! Você vai ver que ela vai ficar bem mais nítida. É que, quando você respira, mexe um pouquinho o corpo e, por menor que seja esse movimento, ele pode atrapalhar a câmera.


Recursos da própria câmera: gente, a maioria das câmeras modernas tem um estabilizador de imagem, viu? Dá uma olhadinha no manual da sua pra saber como ativar esse recurso. Com ele, suas fotos vão ficar bem mais nítidas mesmo em lugares com pouca luz!


Tripé: vai tirar várias fotos em lugares com a luz bem baixinha? Então, a dica é investir em um tripé, já que a câmera não pode mexer enquanto a imagem é feita. Agora, se a ideia é só fazer uma ou outra foto em um aniversário, por exemplo, dá pra apoiar a câmera num móvel e ter um resultado parecido.  


Suportes: precisa de uma ajudinha extra pra fazer fotos ao mesmo tempo em que corre ou nada? Então você precisa de um suporte. Tem alguns modelos de mão, conhecidos como grips ou bastões, dá pra encaixar sua máquina e acionar apertando um botão no próprio acessório. Tem também alguns tipos que ficam presos na sua cabeça! Legal, né?


Algumas dicas que valem pra qualquer câmera


Ah, e mesmo sem acessórios ou programas incríveis, tem alguns detalhes que você pode ajustar na sua própria máquina pra tentar deixar suas fotos mais legais. Olha só:


ISO: ele determina a sensibilidade do sensor da câmera à luz. Você pode deixar a máquina regular o ISO sozinha ou fazer isso manualmente, isso é legal quando a ideia é criar algum efeito pra deixar a imagem mais estilizada. 


Foco: algumas câmeras podem aproximar bastante a imagem com o zoom, mas isso deixa a foto borrada muitas vezes! Se você não tem muita experiência com a máquina, a dica é deixar ela fazer o foco automaticamente, viu? Daí suas fotos vão ficar sempre nítidas.


Flash: se a condição de luz no lugar da foto não é legal, o ideal é deixar o flash no automático. Assim, a máquina avalia sozinha se precisa de uma ajudinha e aciona o flash sempre que precisar. Prático, né?


Viu como é fácil? Aqui no Magazine Luiza você encontra todos os acessórios bacanas pra sua câmera!