Forno elétrico ou a gás?

A+ A-

                      

Gente, uma das maiores dúvidas que você pode ter na hora de comprar os eletrodomésticos pra sua cozinha é sobre qual o melhor tipo de forno: elétrico ou a gás? Então para te ajudar nessa decisão, eu conto todas as vantagens e desvantagens de cada modelo. Vem comigo que eu te mostro!


Forno elétrico

Vantagens:

- Olha só, o forno elétrico pode ser convencional ou de embutir. E a maior vantagem é que ele não precisa de um ponto de gás. Ou seja, é só ligar na tomada e tá pronto pra usar!

- E tem como controlar melhor a temperatura, o aquecimento é muito rápido e por igual, fora que ele permanece quente por mais tempo, mesmo depois de ser desligado.

- O forno elétrico também pode vir com grill, pra deixar os assados mais douradinhos e timer, que avisa quando o cozimento acabou.

- Já o sistema de desligamento automático também é ótimo pra prevenir acidentes, viu?

- Além disso, o forno elétrico é muito mais fácil de limpar e tem modelos que poupam mais de 30% de energia elétrica. Demais, né?


Desvantagem:

- Com tanta vantagem, a única desvantagem do forno elétrico é gastar mais energia que o forno a gás e em caso de falta de luz, você não consegue usar ele.


Forno a gás

Vantagens:

- O forno a gás é muito econômico, ele só usa energia elétrica pro acendimento automático e luz interna do forno. Agora, ele também costuma ter mais espaço interno e chega a temperaturas muito altas, ideal pra cozinhar porções grandes. O forno à gás também dá um sabor diferente, especialmente pra assados que precisam de muitas horas de cozimento. Demais!

- E os modelos de forno a gás modernos têm inovações importantes como o grill pra ter alimentos mais crocantes, o timer digital e o sistema de distribuição de calor que permite assar dois pratos diferentes ao mesmo tempo - o que antes só era possível no forno elétrico. Legal, né?

- Também tem modelos com sistema corta-gás pra prevenir acidentes e o vidro duplo com vedação total, pra não vazar calor e ao mesmo tempo manter a parte interna quentinha por mais tempo. Bacana, né? Ah, e o acabamento interno dos fogões à gás mais modernos facilita pra sujeira não grudar, tornando a limpeza  muito mais simples. Aí, gostei, hein?


Desvantagens:

- A desvantagem do forno a gás é que precisa de botijão ou um ponto de gás de rua pra funcionar.  E se o gás é de rua, você precisa escolher modelos de fornos a gás com entrada GLP pra gás de rede. Outra desvantagem é que o forno a gás esquenta mais na grade de baixo que na de cima e tem menos controle de temperatura que o forno elétrico.

Ufa! Quanta dica, né? Assim fica fácil escolher o tipo de forno ideal pra sua casa.


Aqui no Magazine Luiza tem fornos a gás e elétricos pelos melhores preços!