Fogões e seus tipos

A+ A-

Gente, o fogão é tão importante no dia a dia que fica até difícil imaginar uma casa sem esse eletrodoméstico, né? E o legal é que tem modelos a gás, elétrico, a lenha, portátil e até a pia fogão! Quer uma ajudinha pra decidir qual é o ideal pra você? Então, olha só essas dicas!


De piso ou de embutir?

Na hora de montar a cozinha pode aparecer essa dúvida, né? Os fogões de piso são os mais comuns, bem fáceis de instalar. É só encaixar os pezinhos nele e pronto! E o melhor é que têm tamanhos pra todos os tipos de casa, com 4, 5 ou 6 bocas. Legal, né? Já os de embutir são próprios pra cozinhas planejadas. Então, você vai precisar de móveis sob medida pra encaixar direitinho seu fogão.


E esse tipo de fogão não tem pés e geralmente nem tem acabamento nas laterais. Por isso, ele é uma ótima opção pra casas e apartamentos muito pequenos, que precisam de eletrodomésticos mais compactos.


Além disso, o tipo de embutir também tem opções com 4, 5 ou 6 bocas, viu? E, como fica suspenso em móveis ou bancadas, faz você ganhar muito espaço na cozinha, facilitando até na hora da limpeza. Gostei, hein?


Agora, se você ainda tá na dúvida, tem um terceiro modelo que é o de piso que também funciona pra embutir. Ele vem com pezinhos e acabamentos lindos igual a um fogão de piso, mas se em algum momento sua cozinha for reformada e ganhar móveis planejados, é só tirar os pezinhos e encaixar o fogão nos móveis. Muito prático, né?


Mais vantagens no modelo elétrico: os fogões podem ter acendimento automático, superautomático ou serem elétricos. A diferença entre eles é que, com o acendimento automático, é preciso apenas apertar um botão pra começar o fogo ao mesmo tempo em que gira outro controle pra liberar o gás. Já nos fogões superautomáticos é só apertar um botão pra ligar e desligar. Demais!


Agora, no fogão elétrico, além do acendimento superautomático, tem outras funções incríveis, como o timer com desligamento automático, que avisa quando a receita tá pronta e desliga sozinho.


Além disso, esses fogões podem incluir um grill elétrico no forno a gás, pra deixar seus pratos crocantes; forno com cozimento a vapor; e fornos duplos, um a gás e outro elétrico. Sem falar que dá até pra escolher fornos elétricos por convecção, que têm um ventiladorzinho pra espalhar o calor por igual na hora de assar carnes, massas e bolos!

Fogão elétrico com forno por convecção e termômetro: ótimo pra deixar a carne no ponto


Cooktop: muito prático e charmoso

Outro jeito de planejar a cozinha é comprando um fogão separado do forno. Os cooktops, por exemplo, ficam embutidos nas bancadas ou pias e são muito mais fáceis na hora de limpar. E tem três tipos de cooktop: a gás, elétrico e o elétrico por indução.


A gás - o acendimento dele pode ser manual, automático ou superautomático, tá? E ele pode ter de 1 até 6 bocas, pra você cozinhar pra toda a família! Ah, e ainda tem cooktops a gás com acabamentos incríveis, com mesa em aço inox ou vidro!

O cooktop a gás com mesa de vidro é muito elegante e moderno


Elétrico - esse modelo usa uma resistência elétrica em vez de gás pra aquecer os alimentos, viu? E o legal é que o cooktop elétrico tem maior controle de temperatura que o tipo a gás e aquece e cozinha bem rápido, pois não tem muita perda de calor. Ah, e você encontra opções de 1 a 5 bocas e acabamento com mesa de vidro liso ou inox!

O cooktop elétrico com vidro liso não tem queimadores e é muito fácil de limpar


Indução - é um tipo de cooktop elétrico que usa eletricidade e magnetismo pra aquecer as panelas que são colocadas sobre ele, tá? Esse sistema é o mais moderno e, como ele começa a aquecer assim que liga e não perde calor, você consegue preparar receitas ainda mais rápido do que no cooktop elétrico!
 

Outra vantagem do cooktop por indução é que, assim que você tira a panela, ele fica frio imediatamente, o que é ótimo pra evitar acidentes, né? Além disso, os cooktops por indução costumam ter entre 1 e 5 bocas e, como não têm queimadores nem placas elétricas, são muito fáceis de limpar. Aí sim, hein?


Pia fogão

Com apartamentos casa vez menores, um eletrodoméstico dois-em-um pode ser a melhor solução pra ganhar espaço e mais funcionalidades na cozinha, né? Esse é o caso da pia fogão, uma pia de inox que já vêm com cooktop num dos lados da bancada!


E ainda dá pra escolher modelos com duas ou quatro bocas, a gás ou com placas elétricas por resistência. Além de prática, a pia fogão fica linda em qualquer tipo de casa!

Pia fogão com placas elétrica. Moderna e te ajuda a ganhar espaço
 

Fogões Industriais: ideais pro seu negócio

Olha, esse fogão é bem grande, com queimadores muito mais potentes que um fogão de piso comum, tá? Então, é uma boa opção caso você prepare refeições em casa pra vender, por exemplo. Também é ótimo pra restaurantes, bares e locais em que se cozinha muito com panelas grandes.


E o fogão industrial é montado sobre mesas de aço ou aço inox e pode ter 2, 3, 4 ou 6 bocas. Sem falar que também tem espaço embaixo pra instalar um forno separado. Ah, e ele funciona a gás e pode vir com chapas pra grelhar carnes! Gostei, hein?

               
Fogões a lenha: gostinho de fazenda

Quer trazer um ar de fazenda pra dentro de casa? Então, tenha um fogão a lenha. Hoje em dia esse tipo de fogão não fica só nas varandas gourmet e churrasqueiras, viu? Ele pode ser instalado na sua cozinha e vai deixar sua decoração bem charmosa!


Dá até pra ter um desses em apartamentos também, desde que o prédio conte com um sistema central de exaustão que direcione a saída da fumaça.


Ah, e uma vantagem é que o fogão a lenha é feito de aço carbono, um material muito resistente e que não enferruja.
 

O fogão a lenha faz comidas com gosto especial e deixa a casa quentinha


Mas olha só: como ele deixa o ambiente muito quente por causa da lenha, não é indicado pra espaços muito pequenos ou que tenham pouca ventilação, tá?


Fogões portáteis

Os fogões portáteis te acompanham em várias situações, como viagens e festas. E eles podem ser a gás ou elétricos com chapas, tá? Além disso, tem desde opções bem pequenas, de uma boca só, até os com 6 bocas, pra cozinhar pra toda a família no acampamento.


Os tipos com uma ou duas bocas ainda podem ser levados pra piqueniques e festinhas ao ar livre pra manter a comida sempre quentinha. Amei!


O fogão elétrico portátil pode ir à mesa pra manter suas comidas aquecidas


Não sabe se compra um fogão elétrico ou comum? Então clica aqui que eu te ajudo a decidir!


Agora que já sabe mais sobre vários tipos de fogões, que tal escolher um novo pra você aqui no Magazine Luiza, hein?