Fichário x Caderno

A+ A-

Gente, uma das maiores dúvidas de quem vai comprar material escolar é decidir entre fichário e caderno, né? Isso porque, cada um deles tem diferenças e o modelo ideal pra você vai depender do jeito que gosta de estudar, onde quer levar o seu material e até mesmo o transporte que usa pra chegar na escola, faculdade ou curso. Então, dá uma olhadinha nessa lista que eu preparei pra te ajudar a escolher o melhor dos dois!


Fichário


O fichário é um material pra quem ama organização! Uma das vantagens dele é que você pode personalizar tudo, desde a capa até as folhas que você usa, pra deixar tudinho do seu jeito!


Eles funcionam assim: você tem uma capa, que pode ser fechada com zíper ou elástico e que protege as folhas. Nela, ficam presas argolas onde as folhas são colocadas.


Daí, o legal é que você escolhe a quantidade de páginas que quer que o fichário tenha e pode ir mudando isso ao longo do ano. Então, dá pra levar só o material de estudo pra prova do dia seguinte e deixar as outras folhas em casa pra diminuir o peso!


Além disso, se precisar colocar algum material dos meses anteriores pra te ajudar com um novo conteúdo, também dá pra fazer isso! Prático, né?


E tem um montão de acessórios bem legais que podem te ajudar a organizar o seu fichário. Por exemplo, pode usar divisórias pra separar as matérias ou até marcar o conteúdo mais importante!


Agora, como a maioria dos fichários é um pouco grande, talvez você tenha que levar ele na mão. Mas, hoje em dia já tem fichários bem mais compactos e que cabem em qualquer lugar, tá? Então, vale pesquisar direitinho o modelo com um bom tamanho pra sua rotina!


Fichários têm vários acessórios pra você deixar tudinho do seu jeito


Cadernos

Os cadernos são os mais tradicionais na hora de estudar, né? A melhor coisa deles é que, mesmo os grandes, com até doze matérias, são bem compactos e cabem em qualquer bolsa ou mochila. Ou seja, você nem precisa cansar o seu braço pra levar ele por aí!


Outra vantagem dos cadernos é que você fica com todo o conteúdo num só lugar, o que é ótimo pras pessoas que querem mais praticidade na hora de manter a organização. Assim, você não corre o risco de perder nenhuma parte das matérias por aí, além de poder consultar todo o conteúdo do ano a qualquer momento. Legal!


E tem bem mais tipos de cadernos do que de fichários, né? Tem desde mini-caderno, que você pode usar como agenda, até aqueles bem grandões pra usar na faculdade pra todas as matérias.


Também dá pra escolher os cadernos sem pauta ou os com folhas quadriculadas, dependendo do que você for estudar. Demais!


Agora, se você tiver muitas matérias diferentes num mesmo dia e optar por ter cadernos pra cada uma delas, a sua bolsa vai acabar pesando com todo esse material! Sem falar que fica mais fácil de esquecer algum deles em casa, né?


E aí, já decidiu qual é o melhor pra você? Aqui no Magazine Luiza tem vários tipos de cadernos e fichários! É só escolher os seus favoritos e arrasar nos estudos!