FGTS, tire suas dúvidas sobre o saque

A+ A-

Gente, o governo liberou o saque do FGTS de contas ativas e inativas, sabia? Com isso, vai dar pra tirar até 500 reais daquele dinheiro que é descontado todo mês do seu salário, pra você usar do jeito que quiser! E o legal, é que o Magazine Luiza ainda te dá uma forcinha com o FGTS Turbinado, ou seja, vários descontos em produtos pra fazer essa grana valer mais ainda, viu? Vem comigo que eu te explico como isso vai acontecer!

  
Afinal, o que é FGTS?


Olha, FGTS significa Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, e é uma reserva que todo trabalhador de carteira assinada tem. No começo de cada mês, a empresa deposita numa conta da Caixa Econômica Federal um valor igual a 8% do salário de cada funcionário.


Aí, esse dinheiro fica lá rendendo como se fosse uma poupança, e só pode ser sacado em algumas situações, tá? Algumas delas são:


- demissão sem justa causa
- fim do contrato de trabalho que tem prazo determinado
- falência da empresa
- aposentadoria
- compra da casa própria 


E a novidade é que agora o governo decidiu liberar o saque do FGTS. Calma que eu explico!


Como vai funcionar o saque do FGTS?


Existem dois tipos de contas do FGTS: as ativas e as inativas. A conta ativa é a da empresa em que você trabalha atualmente. Já a inativa é de outros lugares que você trabalhou antes e não sacou o dinheiro, ou seja, ele ficou guardado lá.


Agora, o governo tá deixando você tirar até 500 reais de cada uma dessas contas. Mas tem algumas regrinhas que precisam ser seguidas, tá?


Quem tem conta poupança na Caixa: vai receber o dinheiro direto nessa conta entre setembro e outubro de 2019. Pra saber o dia certinho, funciona assim:


- quem nasceu entre janeiro e abril: a partir de 13/09/2019
- quem nasceu entre maio e agosto: a partir de 27/09/2019
- quem nasceu entre setembro e dezembro: a partir de 09/10/2019


Quem não tem conta poupança na Caixa: precisa ir até o banco ou casas lotéricas pra sacar o FGTS. Também tem uma data certa pra cada mês de nascimento, tá?


- janeiro: a partir de 18/10/2019
- fevereiro: a partir de 25/10/2019
- março: a partir de 08/11/2019
- abril: a partir de 22/11/2019
- maio: a partir de 06/12/2019
- junho: a partir de 18/12/2019
- julho: a partir de 10/01/2020
- agosto: a partir de 17/01/2020
- setembro: a partir de 24/01/2020
- outubro: a partir de 07/02/2020
- novembro: a partir de 14/02/2020
- dezembro: a partir de 06/03/2020


Quais documentos são necessários pra resgatar o FGTS?


Na hora de sacar o FGTS, você precisa levar um documento de identificação com foto e o cartão Cidadão com senha. Mas se não tiver o cartão, tudo bem! Basta ir pra fila do caixa, tá?


Como saber quantas contas de FGTS você tem?


Além de ir no banco da Caixa ou lotéricas, tem jeitos mais práticos de ver suas contas e o seu saldo do FGTS, que são: pela internet no site da Caixa ou no app FGTS.


No aplicativo FGTS, que dá pra baixar no seu celular pela Google Play, App Store ou Windows Store, você consegue ver o saldo, atualizar seu endereço e até encontrar as agências ou lotéricas que tão mais perto da sua casa. Prático, né?


A vantagem de acompanhar seu saldo pelo app é que você pode fazer isso de qualquer lugar!


E o Magalu pode te ajudar com o FGTS, sabia?


E olha só: pra você aproveitar bem esse dinheirinho extra, que tal  descontos em vários produtos? Isso mesmo! Aqui no Magazine Luiza, você encontra descontos desde os produtos que começam com as letras FGTS como: fogão, geladeira, TV e smartphone, até fralda, toalhas, tênis e muitos outros. É só entrar no site, app ou lojas físicas e encontrar os melhores descontos pra você!

 

Isso sim é fazer seu dinheiro do FGTS render bem, né? E pra garantir os melhores descontos, clica aqui pra baixar o app do Magalu!


Tá liberado! O FGTS Turbinado começou aqui no Magazine Luiza e você já pode aproveitar, viu?