Ferramentas: saiba quais ter em casa

A+ A-

                  

Gente, não dá pra fazer pequenos reparos em casa sem as ferramentas certas, né? Quem já teve um chuveiro queimado ou precisou arrumar um armário, por exemplo, sabe bem como é isso. Agora, se você tem dúvidas sobre quais ferramentas precisa ter pra enfrentar qualquer emergência, é só dar uma olhadinha nesse guia que eu preparei! Vem comigo!


Ferramentas indispensáveis

Tem várias ferramentas que você precisa comprar pra não passar aperto em problemas de elétrica, vazamentos ou mesmo pra fazer um furo pra pendurar quadros ou cortinas, tá? E o bom é que dá pra comprar elas separadas ou num kit, o que já facilita ainda mais a sua vida! Dá uma olhada nessa lista dos principais modelos que você precisa ter:

                   

Tem kit de ferramentas completíssimos com maleta e tudo

Furadeira - Olha, dá pra dizer que a furadeira ajuda a resolver quase metade dos problemas de uma casa, viu? Ela é fundamental na hora de pregar quadros, furar uma gaveta pra instalar um novo puxador e mais um montão de coisas! E o melhor é que tem furadeiras que também funcionam como parafusadeiras. Então, você já ganha uma ajudinha extra na hora de encaixar parafusos nos móveis e eletrodomésticos, por exemplo. Aí sim, hein?

                  

Furadeira e parafusadeira sem fio é um arraso de praticidade

Brocas - Furadeira sem broca nem pensar! Afinal, é ela que faz o furo. E antes de escolher uma, você precisa saber que pra cada material, como madeira, metal ou concreto, tem um modelo específico e que deve ser do mesmo tamanho do parafuso que você vai encaixar no furo, tá?

É legal ter um conjunto de brocas em casa pra todo tipo de eventualidade. Na dúvida, compre brocas multi construction de vários tamanhos. Elas são bem práticas porque furam vários tipos de materiais, viu?

                 

Brocas multi construction furam vários materiais

Lanterna - Ficou no escuro de repente e não sabe se foi problema no disjuntor ou se é blecaute mesmo? Até pra checar isso ou procurar uma vela você precisa da lanterna. A dica é ter uma em casa e outra no carro pra fazer reparos ou pra procurar ferramentas no escuro!

                  

Ficou no escuro? Conserte tudo com a ajuda de uma lanterna

Estilete - Vai abrir uma caixa, cortar embalagens ou demarcar uma parede pra fazer um furo? O estilete é um acessório que ajuda bastante na hora de fazer tudo isso e muito mais! Ele corta várias coisas, como fita isolante e fita veda rosca. Não dá pra ficar sem ele!

                   

Em qualquer obra ou reparo, não pode faltar a ajuda do estilete

Chaves - É importante ter uma de cada tipo pra apertar ou afrouxar porcas e parafusos, tá? E, como elas precisam ser do tamanho do parafuso ou porca, o ideal é ter um kit com chaves de vários tamanhos! Olha só as mais necessárias:

Chave de fenda - é a mais básica, você pode usar pra apertar e afrouxar vários tipos de parafusos. A chave de fenda também te ajuda a abrir latas de tinta e, pelo formato achatado da ponta, pode te salvar até pra tirar uma bucha emperrada da parede. Demais!

                    

Chaves de fenda são boas até em miniaturas

Chave Philips - é uma chave com ponta em formato de cone feita pra parafusos que têm a fenda em formato de cruz. Você vai encontrar muitos eletrodomésticos e até brinquedos com esse tipo de parafuso e é por isso que a chave philips é imprescindível!

                 

A chave philips te ajuda com parafusos em formato de cruz

Chave fixa - ela ajuda a apertar e afrouxar parafusos e porcas, e isso vale tanto pros quadrados quanto pros sextavados, viu? E, com ela, você faz isso sem por muita força ou pressão, mesmo nos tipos de parafusos mais apertados e difíceis! Minha dica é comprar uma chave fixa dupla, em que cada lado dela é feita de um tamanho. Assim, um único modelo serve pra mais de uma situação!

                  

Com a chave fixa fica fácil apertar e afrouxar parafusos

Chave combinada - ela tem uma chave estrela de um lado e uma chave fixa do outro. Multiuso, né? A vantagem da chave combinada é ter dois modelos de ferramentas essenciais numa só, já que nem sempre as porcas e parafusos cooperam! Pra tirar os que tão tortos, muito apertados e até enferrujados, use a chave estrela, que agarra eles e te dá mais força e pressão. Quando eles já tão soltos, é só usar a chave fixa e puxar!

                    

Chave combinada articulada é ótima pra alcançar lugares difíceis

Chave biela - vai trocar o pneu, ajustar o selim da bicicleta ou mexer nas rodinhas do skate? Todos eles têm um tipo de parafuso sextavado em comum e você precisa dessa chave pra afrouxar ou apertar! E da mesma forma que os outros tipos, a chave biela precisa ser do tamanho do parafuso que você vai mexer. Então é legal ter um kit no carro ou em casa pra qualquer emergência, viu?

                   

Vai trocar um pneu? Você precisa da chave biela


Alicate Universal

Ter um alicate ajuda muito, viu? Alicates universais têm várias funções, como puxar e arrancar pregos, cortar, torcer, segurar pregos e parafusos difíceis de encaixar sozinhos, além de cortar ou descascar fios. Quanta coisa, né? Por falar em fios, nunca esqueça de ter fita isolante pra encapar eles em qualquer reparo e evitar choques ou curto circuito!

                 

Alicate universal é outra ferramenta que não pode faltar em casa


Martelo de Unha

Olha, o martelo de unha é um modelo básico e com vários usos, viu? Um lado dá pra bater pregos na parede, desempenar portas, amassar ou desamassar metais e até quebrar pedaços de madeira e metal. E o outro lado serve  pra arrancar pregos, fios e outras coisas emperradas. Bem legal!

                  

Martelo de Unha tem um lado pra bater pregos e outro pra arrancar eles


 

Grifo

O grifo é uma chave regulável com uma ponta em formato de U pra agarrar parafusos, porcas ou peças maiores, como tubos e torneiras. É ideal pra vários tipos de emergência, inclusive apertar o encaixe do sifão ou trocar torneiras!

Junto com ele, você deve ter sempre uma fita veda rosca, usada pra encaixar a torneira ou o chuveiro certinho no cano pra eles não virarem ou ficar pingando.

                  

O grifo é a ferramenta ideal pra apertar canos e torneiras


Serrote

Ter um serrote em casa é tão importante quanto ter um martelo, viu? Ele ajuda a cortar vários materiais, como madeira, ferro, alumínio, plástico e muitos outros que você não conseguiria com uma faca. Os dentes dele são bem grandes e potentes, pra cortar qualquer material mais duro sem muito esforço.

                 

Serrote pode cortar até alumínios e plásticos


Arco de Serra

Os serrotes têm dentes maiores e deixam os materiais inacabados, tá? Por isso, o ideal é ter um arco de serra em casa! Ele usa serrinhas menores, que você pode comprar em qualquer casa de material de construção e deixam  melhor o acabamento no corte. Tem serrinhas próprias pra madeira, metal, alumínio, gesso, canos de PVC e outros materiais!

                  

Arco de serra regulável deixa as serrinhas bem esticadas e firmes


Trena

Vai pregar um prego na parede ou comprar um sofá novo? A trena é fundamental pra  medir espaços, centralizar um quadro antes de colocar na parede e até medir sua casa pra saber quanto de piso precisa comprar! Elas costumam ter capacidade pra medir de 3 a 10 metros, tá?

Ah, as trenas eletrônicas são bem modernas e práticas! É só apontar o laser dela pra um lugar que você fica sabendo a medida dele. Um arraso!


Nível

Gente, quadro torto não dá, né? Pra não passar por essa situação, tenha sempre um nível. Ele é uma régua com uma cápsula. Dentro dela têm um líquido e umas marcações. É só deixar em cima do quadro ou móvel que você tá pregando que, se o líquido tiver bem nivelado nas marcas, você acertou o alinhamento direitinho!

                 

Tem trena que já vem com nível, pra você ter duas ferramentas em uma

Por último, e não menos importante, tenha sempre uma caixa ou bolsa própria pra guardar suas ferramentas, tá? E, como as ferramentas que entortam ou têm lâminas precisam ficar penduradas pra não estragar, é bom investir num painel de ferramenta também.

                 

O painel organiza suas ferramentas e fica até decorativo na garagem ou oficina

Agora que já sabe quais são as ferramentas que você precisa ter em casa, que tal  ver umas dicas de como conservar elas direitinho? Clica aqui que eu te mostro!
 

E lembre que aqui no Magazine Luiza tem as melhores ferramentas pra você, viu?