Falta de fibras: alerta na saúde!

A+ A-

Olha, a falta de fibras pode fazer você se sentir inchado, de mau humor e ter dificuldade de ir ao banheiro. Afinal, são elas que fazem o seu intestino trabalhar certinho, pra você ter uma boa digestão, se sentir bem depois das refeições e acordar com disposição todos os dias! Agora, será que você tá consumindo a quantidade de fibras suficiente pro seu organismo? Pra saber mais sobre isso, vem comigo que eu te conto tudinho:


Como saber quando falta fibras?

As fibras são encontradas no côco, na maçã, no mamão, em legumes como feijão, milho, lentilha, nos farelos de aveia, na chia, castanhas, gergelim e em vários vegetais. Se você não come frutas, verduras, bebe pouca água e come muito açúcar e gorduras, então pode ter problemas com a falta de fibras.


Quando você não come fibras é fácil ver que o corpo não fica bem. Ele guarda água, te deixando com a barriga inchada, a pele oleosa, dá cansaço, prisão de ventre e até tira seu bom humor. E tudo isso porque o seu intestino não tá funcionando como deveria.


As fibras são fundamentais pra ficar saudável e com uma sensação de bem estar. Pra isso, você precisa dos dois tipos delas: as fibra solúveis e as insolúveis.


As fibras solúveis são ativadas com água que você bebe, que incha elas pra agirem na digestão. Quando você não come fibras solúveis, tem sensação de estômago estufado e barriga inchada, vontade de petiscar logo depois das refeições e até mau hálito.


Como a fibra solúvel combinada com a água faz maravilhas limpando o seu corpo de coisas tóxicas, principalmente gordura, a falta dela deixa a pele oleosa e com espinhas, faz você envelhecer mais rápido justamente por causa das toxinas que ficam no corpo. O colesterol e os triglicérides aumentam, você engorda ou tem muita dificuldade de perder peso. Então, não dá pra ficar sem ela, né?


Outro tipo são as fibra insolúveis, que chegam no intestino grosso inteirinhas. Desse jeito, elas fazem ele funcionar direitinho. Quando não tem fibra insolúvel na sua dieta, o intestino fica sensível e dá prisão de ventre. Você começa a ter aquela dificuldade chata e até dolorida na hora de usar o banheiro.


Se cuidar é o melhor remédio!

Um intestino preguiçoso afeta o seu dia e até o seu sono. Com o tempo, isso pode ser muito perigoso e seu intestino pode acabar não trabalhando direito mais. Se sujeiras ficam no seu corpo, o açúcar também fica e é aí que o risco de diabetes aumenta muito! Além disso, outros problemas mais graves podem acontecer, como a diverticulite e até o câncer de cólon.


Pra prevenir esses problemões, proteger o intestino e ter uma vida cheia de saúde, muita energia e o peso certo, tem que ter a quantidade ideal de fibra todos os dias na sua dieta!


Se você já tem alguns ou vários desses sintomas, não deixe de consultar o seu médico. Os problemas de saúde podem ser evitados com a alimentação certinha!


Agora, se você já melhorou a dieta, mas acha que ainda não come a quantidade de fibra suficiente pra deixar o seu dia mais equilibrado, você pode contar com os suplementos de fibras solúveis e insolúveis pra completar a quantidade que falta! Muito prático, né?

 

Ah, se interessou em saber mais? Então entenda todos os benefícios que uma dieta com muitas fibras pode fazer por você e como esses suplementos podem te ajudar. Eu te conto tudo aqui.


E, claro, aqui no Magazine Luiza você encontra diversas opções de fibras alimentares pra te ajudar a ficar sempre em forma e com a saúde em dia!