Exaustores industriais

A+ A-

Gente, quem tem uma fábrica, galpão, oficina, restaurante ou lanchonete, precisa de um item fundamental pra deixar a qualidade do ar sempre boa: o exaustor industrial! E o bom é que tem um exaustor pra cada tipo de atividade e função, viu? Agora, se você tá em dúvida sobre qual é o ideal pro seu negócio, vem comigo que eu te ajudo a decidir!


Qual é o exaustor ideal pra mim?

Os exaustores industriais são divididos em axial, centrífugo, eólico, transmissão e fan cooler, tá? Dá uma olhadinha neles:

Axial - ele tem formato de tubo e é perfeito pra renovar o ar em cozinhas industriais, fábricas, lanchonetes e danceterias, tá? Isso porque o axial é ótimo pra ventilar lugares com fumaça, umidade e muito calor.
E ele também é muito usado em cozinhas ou churrasqueiras de bares e restaurantes pra puxar fumaça, gordura e cheiros, impedindo que o ar sujo volte. Aliás, é um dos
exaustores industriais mais usados, já que bem é fácil de manter, tem um ótimo custo-benefício e pode ser instalado em telhados, janelas, paredes!


O melhor é que tem modelos de vários tamanhos, inclusive pra lugares bem pequenos! E você pode encontrar o exaustor axial em PVC, polipropileno que também é conhecido como PP, em fibra de vidro ou em chapas de aço carbono.  

Centrífugo - olha, esse modelo já é mais usado nos lugares que têm muito pó e produtos que podem pegar fogo, tá? Então, ele é mais comum em oficinas de marcenaria, solda e na agricultura pra secar grãos.


Ele também é ideal pra quem precisa de um exaustor muito potente pra filtrar o ar onde tem gases e vapores. O exaustor centrífugo é feito em PP, que é um material que não enferruja e não corrói.  Legal, né?


Eólico - é o único que não precisa de energia elétrica! Ele é instalado no telhado e funciona com a força do vento, puxando o ar quente do ambiente e trocando ele pelo ar frio. É muito usado em galpões e pavilhões com muita gente.


Como depende da força do vento, precisa ter planejamento quando for instalar pra saber se na sua região a força com que o ar circula é suficiente, viu? Ah, e esse exaustor não é recomendado pra puxar fumaça, poeira e nem cheiro ruim, tá bom?


Transmissão -  muito parecido com o centrífugo até no material, que também é feito de PP, o exaustor de transmissão é usado pra lugares fechados com material grosso que fica preso no ar. O diferencial é que ele é próprio pra aspirar material tóxico, que não pode ficar preso no motor do exaustor.


É indicado pra cabine de pintura com pistolas de tinta, lavanderia hospitalar, indústrias que lidam com materiais corrosivos ou que podem pegar fogo, como solventes e removedores.


Fan cooler - uma vantagem incrível desse tipo de exaustor é que dá pra levar ele pra qualquer lugar, pois tem pezinhos e rodinhas. É um exaustor feito de chapa de carbono, que é super resistente e tem pintura eletrostática, que não deixa grudar sujeira.


Ele tem de 6 a 9 pás e até 1 metro de diâmetro, ideal pra trocar o ar de áreas pequenas. Pode ser usado pra resfriar lugares pra estoque e secagem de materiais que não são tóxicos ou pra trabalhos que não envolvem solventes, soldagem e nem excesso de fumaça ou poeira.


Como saber quantos exaustores eu uso?

Na hora de comprar exaustores, você precisa saber quantas unidades deve colocar em cada tipo de área, tá? Tem um cálculo super simples que te ajuda a definir isso de acordo com a ABNT, que faz as regras e normas técnicas oficiais no Brasil.


É o seguinte: o número ideal de exaustores depende da quantidade de troca do ar por hora no espaço. Então: 

- Escritórios, salas comerciais, lojas, armazéns, depósitos de material ou de grãos precisam de 10 a 15 trocas de ar por hora.

- Igreja, salão de clubes sociais e garagens pedem uma média de 12 a 18 trocas de ar por hora.

- Na cozinha de restaurantes, lavanderias, oficinas e cabines de pintura, a troca de ar por hora varia de 20 a 30, geralmente.


Pra saber quantos
exaustores você vai precisar, é só calcular o Comprimento x Largura x Altura x número de Trocas de Ar  e divida tudo por 4000.


Por exemplo: uma fábrica com 100 metros de comprimento por 200 metros de largura, com 4 metros de altura e 30 trocas de ar por hora vai precisar de 600 exaustores. Fácil de calcular, né?


Agora que já sabe como escolher seu exaustor industrial, é só comprar o modelo que precisa aqui no Magazine Luiza!