Exaustor Centrífugo ou Axial

A+ A-

Se você quer que o ar do seu comércio ou indústria fique mais limpo, vale a pena investir num exaustor industrial, viu? Mas, antes de comprar um, precisa saber se o ideal pro seu negócio é o modelo axial ou centrífugo! E pode ficar tranquilo, porque eu te ajudo a escolher! Vem comigo!


Diferença entre o exaustor centrífugo e o axial

Olha, a diferença básica entre esses dois modelos é que o exaustor axial é ideal pra lugares que precisam de muita troca de ar, mas sem impurezas demais, como poeira, gordura ou gases tóxicos, tá? Além disso, ele tem a vantagem de ser fácil de instalar em paredes, telhados e até em janelas!


Já o centrífugo é ideal pra segurar pedacinhos de materiais que ficam no ar. Então, ele é perfeito pra lugares que precisam de uma pressão de ar mais potente que consiga inclusive puxar gordura, poeira e até mesmo faíscas de solda! Porém, ao contrário do exaustor axial, ele permite que entre menos ar fresco no ambiente.


Saiba onde usar cada um deles

Axial

É legal pra ventilar e renovar o ar de lugares com muito calor, como fábricas, galpões, danceterias, academias, restaurantes e bares. É feito geralmente de chapas de aço-carbono, que são super resistentes, mas também tem de PVC, Polipropileno, conhecido como PP, ou de fibra de vidro, que dão conta de lugares com umidade e maresia.


Centrífugo

É o exaustor perfeito pra lugares onde o ar fica com restos de material, como gordura, faíscas de solda, partículas de madeira ou solvente e vapor tóxico. Isso porque as pás têm um formato especial pra segurar esses resíduos. É feito de PP, que aguenta altas temperaturas, não corrói, não enferruja, faz pouco ruído e dura bastante. Aí sim, hein!


Ah, e tem exaustor centrífugo de três tipos, tá? Olha só:


Radial -  ele tem menos vazão pra puxar o ar e pressão maior pra puxar partículas do ar. É indicado pra cozinhas com pouca ventilação, oficinas de soldas, oficinas de funilaria, cabines de pintura e lavanderias industriais com muito vapor.  Legal, né?


Siroco -  é o contrário do radial. Ou seja, tem mais vazão pra puxar o ar e pressão menor. Indicado pra lugares com umidade e vapor de água, como banheiros sem janela e cozinhas bem ventiladas, além de ser usado pra secagem de grãos, viu?


CLI ou Limit Load - é o
exaustor industrial centrífugo mais moderno, que junta a potência do siroco com a capacidade de filtrar ar do radial. E ele é ainda mais silencioso que os dois! Por isso, é ideal pra qualquer ambiente hospitalar, já que o ar desses espaços precisa ficar sempre limpinho pra manter todo mundo saudável, né?


E aí, já sabe qual exaustor industrial escolher? Aqui no Magazine Luiza você encontra vários modelos incríveis! É só escolher o seu!