Espelho, espelho meu

A+ A-

Beleza é sempre assunto em pauta para as mulheres. E em se tratando de rejuvenescimento da pele, algumas dúvidas sempre ficam no ar. Conhecendo a melhor forma de cuidar da pele, seu rosto vai parecer rejuvenescido. Nada melhor do que a saúde estampada no rosto.

O sonho de muita gente não é possível: eliminar os pés de galinha somente com creme para área dos olhos. A função desse cosmético é melhorar a textura, e para reduzir os sinais do envelhecimento, é preciso associar creme à aplicação de um preenchedor com ácido hialurônico ou toxina botulínica. Já limpar e tonificar a pele diariamente prolonga o efeito jovem. Isso porque a higienização correta remove as impurezas que entopem os poros e tiram o brilho saudável.

Se a questão for flacidez no pescoço, é preciso analisar o grau do problema para saber se é possível tratar ou será preciso cirurgia plástica. A flacidez menos acentuada pode ser combatida com sessões de radiofrequência, luz infravermelha ou ultrassom fracionado.

Como o melhor remédio é prevenir, é necessário combater o ressecamento da pele, que faz com que você pareça mais velha. Isso acontece porque o ressecamento deixa o rosto opaco e com uma leve descamação, que pode ser confundida com rugas. Lave o rosto duas vezes ao dia com sabonete facial hidratante e aplique tônico sem álcool e pronto.

Outro cuidado que deve ser observado é com o sol: apesar de ser bom passar um tempinho debaixo dele, ali as rugas e as linhas finas são acentuadas. A radiação ultravioleta atravessa a camada superficial da pele e resulta no envelhecimento precoce. Isso pode ser prevenido com o uso diário do filtro solar. É importante ainda usar hidratante específico para sua pele.

Para quem busca uma hidratação mais profunda, aplicação de ácido hialurônico pode ajudar, mas geralmente os creminhos já fazem um bom serviço. O ácido é indicado ainda para combater o temido bigode chinês. Ele confere uma aparência envelhecida, cansada e até triste.

Uma dúvida que algumas mulheres podem ter é com relação às manchas acastanhadas, típicas do envelhecimento: já existem lasers para eliminar não apenas do rosto, mas também das mãos, do colo e até dos braços. Contudo, esse tratamento não impede que outras manchas apareçam, e elas podem ser evitadas com o uso do filtro solar. Prova disso são as mãos, tão lembradas por envelhecerem mais rápido. Como não existe hábito de protegê-las, elas acabam sofrendo esse dano mais rapidamente que o rosto.

Especialistas ensinam que para eliminar o ar de cansaço do rosto, basta tratar o inchaço sob os olhos. Cremes manipulados a base de nodema tem ação descongestionante, e devem ser aplicados 2 vezes ao dia, do canto interno em direção ao canto externo. Se você já tem caso de envelhecimento precoce na família, é bom tomar providências desde cedo: adote hábitos saudáveis, controle o estresse e siga uma dieta balanceada.