Erros com as Mamadeiras

A+ A-

Gente, os primeiros dias com um bebê em casa são um verdadeiro desafio pros pais de primeira viagem, né? Por mais que todo mundo dê várias dicas, sempre surgem um montão de dúvidas, principalmente quando o assunto é a alimentação e a mamadeira do bebê.


É que pode até parecer simples, mas preparar uma mamadeira exige um pouquinho de cuidado, viu? Principalmente nos primeiros meses de vida do bebê, quando o leite materno é obrigatório pra criança.


Mas, antes de você começar a se preocupar com todos os detalhes dessa experiência incrível, dá uma olhadinha nessas dicas que eu preparei pra te ajudar e evitar erros:


De quanto em quanto tempo o bebê precisa mamar?

Essa dica vale principalmente pras mulheres que precisam voltar a trabalhar antes dos seis meses de idade do bebê, que é quando ele vai começar a comer coisas mais sólidas e tomar o leite materno apenas como complemento da alimentação.


Logo no começo, os horários de mamar vão ser bem irregulares, viu? Com variação de uma a três horas pro seu bebê ficar com fome de novo. Depois disso, esse prazo fica um pouco maior, então a dica é ter uma mamadeira pronta com leite materno pra deixar com quem for cuidar do bebê.


O importante é que o leite seja fresquinho, então mesmo se você tiver no trabalho, separe um tempinho pra preparar uma mamadeira pra deixar com quem vai cuidar do seu filho. Agora, se você não puder fazer isso, o ideal é deixar um estoque pronto em casa, refrigerado e bem guardado.


Posso usar o microondas pra esquentar a mamadeira?

Poder você pode, mas o microondas deve ser evitado porque ele acaba esquentando partes desiguais da mamadeira, deixando alguns blocos mais quentes que outros. Por isso, é melhor você esquentar o leite numa panela. Assim, você evita possíveis queimaduras no seu filho, viu?


Ah, mas se você quiser, mesmo assim, esquentar no microondas, não se preocupe com aquela história de que o aparelho pode transmitir coisas ruins pros alimentos, tá? As ondas de calor que são usadas pra aquecer não conseguem penetrar o que a gente coloca lá dentro.


Preciso esterilizar as mamadeiras toda vez que usar?

Na verdade, você vai ter que esterilizar todos os dias. Mesmo lavando com bastante água e sabão, as mamadeiras podem guardar alguns resquícios de leite e até de saliva dos pais, que podem ser bem perigosas pro seu filho. Então, lembre de que a imunidade dele é bem baixa e que, por isso, todo cuidado é pouco.


Pra esterilizar, é fácil. Você só tem que ter um recipiente próprio pra microondas ou uma panelinha, colocar as mamadeiras viradas de cabeça pra baixo e usar um pouco de água pra fazer o vapor matar todos os bichinhos que podem prejudicar a saúde do seu bebê.


Com quantos anos o meu filho precisa largar a mamadeira?

Isso varia muito de criança pra criança, mas, geralmente os bebês param de mamar entre os dois e os três anos. Na verdade, a mamãe que tem que perceber isso. A dica é ficar ligada quando o seu filho passar a dar sinais de maior independência e de que consegue comer sozinho. Isso é um sinal de que tá na hora de largar o leite materno.


Ah, e apesar de o aleitamento materno ser fundamental até os dois anos pra desenvolver vários pontos na criança, é bom tomar cuidado com o uso excessivo da mamadeira, viu? Ela pode atrapalhar a formação dos dentes e a arcada da boca do seu filho.


Mas o importante é sempre consultar o pediatra pra tirar todas as dúvidas, tá?


Pronto! Agora que você já tá um pouco mais tranquilo em relação à alimentação do seu bebê, dá uma olhada aqui no Magazine Luiza nos melhores modelos de mamadeira pro seu bebê!