Entenda as siglas de informática

A+ A-

Gente, a internet facilita muito as coisas do dia a dia, né? Mas vamos combinar que, tem muitas siglas na informática, como PDF, HTML, XML entre outras, que às vezes é difícil entender. Por isso, vem comigo que eu te explico direitinho o que significam aquelas siglas mais usadas. Olha só:


MB, GB e TB

Megabyte, Gigabyte e Terabyte são unidades de medidas usadas pra explicar quanto um computador tem de memória. Então, fica assim: 1000 megabytes ou MB, é igual a 1 GB, ou gigabyte. E as máquinas mais modernas podem ter até 1 terabyte, ou TB, de memória, que é igual a mil gigabytes! Muita coisa, né?


Ah, também é comum  ver por aí a informação de que 1GB é igual a 1024 MB e 1TB é o mesmo que 1024GB. Calma, mesmo parecendo um pouco confuso,  isso pode ser certo também, viu? É que tem diferentes jeitos de falar sobre essas medidas pelo mundo! Além disso, a diferença é bem pequena e, por isso, não muda muita coisa na hora de escolher o seu computador ou qualquer outro aparelho eletrônico com armazenamento.


LCD e LED

Você vai ouvir essas duas siglas quando tiver pesquisando sobre telas, tá? LCD quer dizer Liquid Crystal Display, que são telas de cristal líquido, a evolução daquelas TVs de tubo, sabe? Já a tela LED é ainda mais moderna e significa Light Emitting Diode, uma tecnologia que vêm com várias lâmpadas bem pequenininhas que melhoram muito a qualidade da imagem e são bem resistentes.


GHz

GHz é a sigla pra Gigahertz, uma unidade de medida usada pra falar sobre a velocidade do processador do seu computador ou notebook. Ou seja, quanto mais GHz, mais rápido ele vai ser!


HD

Olha, você pode ver essa sigla em duas situações diferentes no mundo da informática, tá? Quando tiver fazendo uma pesquisa sobre telas e monitores, HD significa alta definição. É um tipo de qualidade de imagem! O monitor pode ser Full HD ou até Ultra HD, que dá mais realismo pra imagem e parece que tá acontecendo de verdade bem na sua frente!


Além disso, HD também pode ser o disco rígido, que é a peça em que seus arquivos ficam gravados no computador. Então, quando for ler sobre PCs e notebooks, leve isso em conta, combinado?


USB

O USB é uma entrada que a maioria dos aparelhos eletrônicos tem pra transferências de arquivos e carregamento de bateria. Por exemplo: no smartphone além de carregar, dá pra transferir arquivos pro seu computador ou outro aparelho que tiver entrada usb e aceitar receber os arquivos como Smart TVs e caixinhas de música. E pra isso, você só precisa de um cabo USB.


Sabendo bem essas siglas você já entende muito mais o mundo da informática! Agora, se tiver precisando de PC, notebook, pen drive ou qualquer outro acessório pra computador, lembre que os melhores produtos de tecnologia tão aqui no Magazine Luiza. Vem conferir!