Energia 127V ou 220V

A+ A-

energia-127-v-ou-220-v

Gente, ninguém quer que os equipamentos eletrônicos de casa queimem por causa de uma queda de energia ou por algum outro problema na rede elétrica, né? E pra você ter mais segurança e conforto na hora de usar seus eletroeletrônicos, dá uma olhadinha nessas dicas que eu preparei:

Não é novidade que as tensões elétricas domiciliares são de 127 ou 220 volts. São elas que dão origem ao que chamamos de corrente elétrica, e é por meio delas que os aparelhos elétricos funcionam.

 

Todo aparelho ligado na tomada consome uma determinada quantidade de energia, e isso é medido de acordo com a sua potência. O resultado dessa medição é calculada em Watts. Pra você entender melhor, uma tomada ligada a uma rede de tensão de 220 volts, trabalha com cabos mais finos, que oferecerem menor resistência e assim facilitam a passagem da corrente elétrica, consumindo menos energia. 

                       

Uma dica é que esse tipo de sistema é ideal pra aparelhos que exigem correntes mais altas pra funcionar, como é o caso do chuveiro, que é mais econômico quando ligado a 220V, e dos aparelhos de ar-condicionado SPLIT.

De 110 para 127 e 220!
Embora seja muito comum falar 110V, no Brasil
tem apenas dois tipos de tensão: a tensão 127 volts e a 220 volts. Essa confusão acontece porque existia a tensão 110 volts no país, que tá sendo extinta e dando lugar à de 127 volts, que representa uma média de tensão mais realista e eficaz do que a de 110 volts.

    
O que acontece se eu ligar um aparelho 127V em uma tomada 220V?
Gente, muita atenção na hora de colocar os aparelhos na tomada, hein! Se você ligar um aparelho 127 volts numa tomada 220 volts, provavelmente ele vai queimar por causa da forte tensão elétrica. Agora, se for ao contrário, pode não trazer tanto prejuízo porque uma tomada de 127 volts não vai fornecer energia suficiente pra que o aparelho funcione da forma certa.

Uma dica bem legal é que você pode escolher aparelhos bivolt, assim dá pra você regular ele de acordo com o tipo de tomada disponível. Aí sim, hein!

E pra terminar, fique sempre de olho na rede elétrica na hora de instalar ou fazer algum reparo, tá? O ideal é contratar um eletricista ou engenheiro civil pra fazer o trabalho do jeito certo e seguro!

 

Aqui no Magazine Luiza tem os filtros de linha ideais pra você! É só escolher!