Elíptico: aparelho super completo

A+ A-

Você já ouviu falar num aparelho de ginástica chamado elíptico? Muita gente costuma confundir ele com a bicicleta ergométrica, só que na verdade eles são bem diferentes! Apesar dos dois serem equipamentos usados em exercícios aeróbicos de baixo impacto, cada um tem seus benefícios e contra-indicações específicos.


Olha só, enquanto a bike fortalece suas pernas, o elíptico trabalha quase todo o seu corpo. É que usando ele você faz tantos movimentos que exercita abdômen, bumbum, braços, panturrilha e outros músculos de uma vez só. Muito bom, né?


Mas é importante prestar atenção quando for usar ele, tá? Diferentemente da bicicleta ergométrica, que faz um movimento mais simples, no elíptico você precisa coordenar bem os movimentos de todos os seus membros. Se não fizer isso, pode até ter uma lesão, viu?


O elíptico também faz seu coração bater mais rápido por causa do esforço que você precisa fazer. Então, se você tem algum problema cardíaco, talvez essa atividade física não seja a mais indicada. Agora, se você tiver problemas nas articulações, nada de subir na bike, ta? É capaz de você só piorar suas dores.


Até por isso, não esqueça de consultar um médico antes de comprar um dos dois aparelhos, hein. Afinal, você quer melhorar seu bem-estar com o exercício e não prejudicar sua saúde.


Vale lembrar que pra ter melhores resultados é sempre bom vestir roupas e calçados adequados, ter uma garrafa de água e, claro, comer comidas mais saudáveis.


Gostou do elíptico ou da bicicleta ergométrica? No Magazine Luiza tem esses e outros aparelhos ótimos pra te ajudar a cuidar da saúde.