Eletrônicos bem conservados

A+ A-

Quer manter seus aparelhos de informática, como tablets, notebook, computador ou computadores All-in-One funcionando bem? Então, vale a pena ficar de olho em alguns cuidados que você precisa ter com eles no dia a dia! Vem comigo que eu te dou várias dicas:


Tablets

Os primeiros cuidados com seu tablet são os acessórios, capa e uma película protetora na tela, tá? Assim, se ele cair ou bater, as chances de ter algum problema são menores.


Outra dica é só usar canetas próprias pra tablets. E evite usar com as mãos sujas ou molhadas!


Agora, se alguma sujeira ficar na tela, é só usar um limpa telas, que é próprio pra tablets, computadores ou celulares, e já vem com paninho eletrostático. Assim, a tela vai ficar limpa, sem riscos e fiapos.


Quer economizar bateria? Desligue o wi-fi dele quando sair de casa e use só os dados móveis pra continuar com acesso à internet. Manter os dois ligados faz o tablet procurar sinal de wifi em todos os lugares, aí a bateria vai embora rapidinho. O mesmo vale pro Bluetooth quando não tiver usando, tá?


E se quiser um tablet sempre rápido, baixe aplicativos que fazem limpeza de memória e agende pelo menos uma limpeza por dia. E, sempre que puder, mande fotos, vídeos e outros arquivos pra um serviço na nuvem e apague eles da memória física do seu tablet.


Por fim, pra deixar seu aparelho ainda melhor, você pode dar uma turbinada na memória dele com um cartão de memória! Assim, vai ter mais espaço pros aplicativos e tudo mais o que quiser guardar no tablet.


Notebook

Pra proteger seu notebook de quedas, calor ou frio em excesso e umidade, use uma capa pra notebook, mochila ou mala pra levar ele. Elas tem espaço pra cabos e até bateria extra. Legal, né?


Quer poupar bateria e recursos do
notebook? Então eu tenho duas dicas pra você! A primeira é usar a bateria até o fim antes de carregar na tomada. Além disso, é legal tirar ela do aparelho quando tiver usando o notebook só na eletricidade. Isso ajuda a não consumir energia desnecessária dela.


E como o notebook faz parte do dia a dia, é fácil cair alimentos e bebidas. Por isso cuidado com líquidos e migalhas que entram nos teclados porque eles podem quebrar seu aparelho! Se isso acontecer, em caso de migalha, use um aspirador próprio pra tirar essas sujeirinhas entre as teclas.


Agora, se ele molhar, desligue imediatamente o aparelho, remova a bateria e seque todo o líquido visível. Pode deixar o teclado virado de cabeça pra baixo em cima de uma toalha pra escorrer. Depois limpe com álcool isopropílico e um paninho eletrostático. Daí, deixe secar por pelo menos 24 horas antes de ligar de novo.


Se não quiser fazer isso ou tiver medo de dar algum problema, o ideal mesmo é levar a uma assistência técnica pra eles verem direitinho se houve algum dano, tá?!


Pra cuidar do notebook também por dentro, o ideal é instalar um antivírus logo no primeiro uso. Assim, sua máquina fica protegida.


E lembre que precisa desligar certinho o notebook. Não pode puxar ele da tomada enquanto tá em funcionamento. Senão, dá próxima vez em que for ligar, ele pode não funcionar.


Notebook dois em um

Ele é computador e tablet ao mesmo tempo! Por isso, deve trabalhar dobrado, né? Se você usa esse modelo super versátil pra estudo, trabalho e diversão, não pode esquecer de ler as dicas de notebook e tablet que eu coloquei aí em cima, tá?


E, como o dois em um tem uma tela flexível que dobra totalmente, tome cuidado pra nunca forçar demais a dobra, não apoiar pesos e nem fechar a tela com papéis ou objetos no teclado.


Ah, e como tanto o notebook quanto o notebook dois em um esquentam, nunca deixe ligado em cima da cama, coberto com roupas ou qualquer outro tipo de pano pois ele pode esquentar muito. A dica é usar uma base com ventilador, que você liga na entrada USB e ela ventila seu notebook por baixo deixando ele sempre resfriado. Legal, né?


Computador e All-in-One

Gente, a diferença entre o computador e o All-in-One é que o primeiro usa uma torre onde ficam todos os sistemas, memória e processador e o segundo, não. No all-in-one toda a parte de processamento e memória da máquina fica embutida dentro do monitor. Demais, né?


Mesmo assim os cuidados são os mesmos. Tanto a torre quanto o monitor do All-in-One devem ficar num lugar bem ventilado, sem nenhum tipo de objeto cobrindo, nem capa quando estiverem ligadas, viu?


Como o que tem dentro deles é a parte mais cara do seu computador, o ideal é ter um estabilizador ou no-break. Eles corrigem as interferências ou picos de energia da rede elétrica e, em caso de queda de energia ou de descarga elétrica provocada por falha ou trovões, o estabilizador desliga automaticamente todos os aparelhos ligados nele e não deixa nada queimar.


No caso do no-break, mesmo num blecaute ele permite que os aparelhos continuem funcionando por algum tempo porque é uma fonte de energia de emergência. Muito legal, né?

Além do estabilizador, cuidados com limpeza são importantes pra não estragar sua máquina. Olha só os principais deles:


- Sempre limpe a tela, o teclado, o monitor e a torre com produtos próprios pra aparelhos de informática ou só use o paninho eletrostático com água.

- E nunca jogue ou borrife água e limpadores direto na máquina. Faça isso no pano e passe sempre com o computador desligado. Esse cuidado previne que água entre no teclado, nos furinhos ou entradas usb e hdmi.

- Seu teclado ficou cheio de migalhas? Pode usar o mesmo limpador próprio pra monitores e deixar a limpeza pesada pro aspirador de pó pra teclado.


É importante instalar um antivírus logo no primeiro uso e desligar o computador do jeito certo antes de tirar da tomada.


Ah, e faça um backup, que é a cópia de segurança dos arquivos, de tempos em tempos. Assim, você não corre o risco de perder tudo em caso de pane. A dica nesse caso é comprar um HD externo de até 2 Terabytes pra ter espaço de sobra pra guardar arquivos!


E quanto melhor você cuidar dos seus aparelhos, mais tempo eles vão durar.


Na hora de comprar um novo eletrônico, escolha aqui no Magazine Luiza e aproveite muitas ofertas!