Ducha ou chuveiro?

A+ A-

Tomar banho ajuda a relaxar, né? E pra curtir esse momento, o ideal é escolher um chuveiro ou uma ducha de acordo com a sua necessidade. Mas você sabe a diferença entre eles? Calma que eu te explico!


Gente, basicamente, a principal diferença entre o chuveiro e a ducha é a forma de aquecer a água. A ducha, por exemplo, precisa de um aquecedor a gás, daqueles que ficam na área de serviço, sabe? E a saída de água da ducha normalmente é mais forte! Ah, e por ser instalada na parede ou no teto, ela não precisa de fiação elétrica. Muito bom, hein!


Já o chuveiro tem um mecanismo próprio de aquecer a água, que normalmente, é com uma resistência elétrica. Por causa da energia que gasta pra aquecer a água, a saída de água costuma ser menor. Mas isso mudou e hoje tem a opção de chuveiros com pressurizadores, que são peças que aumentam a pressão da água e deixam o jato bem forte, viu?


Agora, o que causa confusão é que algumas marcas estão chamando os chuveiros de duchas e vice-versa. Por isso, você encontra as mesmas peças com nomes diferentes. Mas não tem problema! O importante é escolher um ideal pras instalações do seu banheiro.
 
                            
Mais água

No chuveiro, a água cai em pé, porque ele é preso por um cano na parede. Nas duchas, a queda da água depende do tipo de ducha, mas elas não tem fiação e ficam viradas pra quem tá tomando banho.


Mais econômico

Os chuveiros são mais econômicos no consumo de água, porque assim que você abre o registro a água já sai quentinha, porém gastam mais energia elétrica. Já as duchas que são colocadas na parede gastam mais água e costumam economizar energia.

Pressão da água

Os chuveiros elétricos não têm muita pressão de água. E se você tem esse chuveiro em casa e o jato não sai muito forte, é só instalar um pressurizador ou comprar o chuveiro já com pressurizador, que vai ajudar a aumentar a pressão da água, tá? Assim, seu banho fica mais prazeroso.


Agora, quando o assunto é ducha, funciona assim: quanto mais distante a ducha estiver da caixa dágua, mais intensa será a pressão, tá? Por esse motivo, quem mora em andares baixos de prédios não costumam ter esse tipo de inconveniente. Já os que moram em andares mais altos ou em casa, podem ter uma ducha com menor pressão.


Qual modelo escolher?

Não importa se a sua escolha for o chuveiro ou a ducha, tem opções pra todos os gostos e bolsos. Tem modelos modernos, mais sofisticados, mas também chuveiros mais básicos, que não deixam de ser eficientes.


E aí, agora que já sabe a diferença entre ducha e chuveiro, que tal escolher uma das opções aqui no Magazine Luiza?