Do salsicha ao longboard

A+ A-

Você sabia que o skate deve tudo ao mar? Sabe por quê? Muito simples, foi na Califórnia, nos anos 60 e 70 que kit-skate-hot-wheels-monte-libanosurfistas resolveram colocar rodinhas em pequenas pranchas de madeira para continuar treinando enquanto as ondas estavam baixas.

Daí, nascia o estilo ?street? com aquelas manobras e acrobacias sempre na horizontal. Pouco depois, ainda na mesma região dos Estados Unidos, piscinas vazias deram origem às primeiras manobras aéreas. E, de lá para cá, você já sabe né, o skate invadiu não só as ruas e pistas do mundo, com a cabeça de meninos e meninas. Aliás, as meninas adoram andar de skate, viu!

Mas como escolher o modelo mais indicado para o tamanho, altura e estilo de cada criança? Vem com a Lu que eu vou mostrar os tipos e dar algumas dicas sobre eles! Se liga, só:

Street
Os modelos de street são os mais tradicionais e têm todos os componentes necessários para manobras, seja em pistas ou ruas asfaltadas. Essas peças são o shape, a base do skate em si, onde você apoia o pé; os trucks (em formato de T onde ficam presas as rodas), responsáveis pelo molejo do skate, amortecedores e, claro, as rodas. Existem diversos tipos de materiais e qualidades de rodas. Mas, quanto mais macias, melhor a aderência.  Ah, uma dica: para quem tem alguma dificuldade de equilíbrio o mais indicado são os skates maiores, como o próximo tipo que vou mostrar agora.

Longboards
Os longboards, aqueles com os shapes bem grandes, dão aquela sensação gostosa de estar surfando no asfalto. Eles são ótimos para quem está começando, pois sua sustentação é muito boa, ou seja, dá para se equilibrar melhor. Em compensação não são muito bons de manobras, funcionam mais no estilo retão ou calçadão da praia ou parque. Mas são lindos, né gente?

Waveboard
Este é um tipo todo diferente: tem as extremidades largas, o meio mais fino e, no lugar de quatro, apenas duas rodas. kit-skate-metal-radical-6-pecas-conthey-by-kidsDaí, você se movimenta fazendo ondulações com o corpo, você se estivesse surfando mesmo. É um desafio ao equilíbrio, recomendado para quem já é fera!

Long Speed
Este á para quem gosta de aventuras radicais, como descer ladeiras. Ele tem o formato oposto ao do anterior, com extremidades finas e o meio mais largo. Além de grande estabilidade atinge altas velocidades. Sabia que ele é usado para cruzar grandes distâncias também? É que precisa de menos esforço para dar impulso!

Mini Cruiser
São skates muito pequenos e multicoloridos, que viraram moda de 2012 para cá. Na verdade eles são réplicas dos primeiros modelos, mas nas versões atuais utilizam materiais reciclados e plásticos em diversas cores. Eles exigem equilíbrio e grande experiência, pois a base é muito pequena.

E aí, pronto para dropar? Então escolha o seu modelo!