Discos de corte dicas pra usar e cuidar

A+ A-

Se você costuma usar ou trabalhar com serra mármore, serra circular ou esmerilhadeira, então, conhece o disco de corte, né? Usando ele nessas máquinas dá pra cortar vários tipos de materiais. Agora, pra que esse acessório dure mais e consiga fazer bem o trabalho, eu tenho várias dicas que podem te ajudar, viu? Se quiser saber quais são elas, vem comigo que eu te conto!


Use sempre o disco certo pra cada tarefa

Os discos de corte são divididos entre os tipos contínuo, segmentado e turbo, tá? Cada um deles tem uma função diferente! O contínuo, por exemplo, você pode usar pra cortar revestimento cerâmico e azulejo, enquanto que o segmentado é ótimo pra cortar materiais bem duros, como mármore e concreto, quando não é preciso um acabamento bem liso.

Já o turbo também é pros casos de materiais mais brutos, como o concreto, mas é ideal pras situações em que você precisa de um acabamento melhor. É uma ótima opção pra quando você vai pintar a superfície logo depois, por exemplo.


Atenção a discos rachados

Sempre antes de encaixar o disco na serra, dê uma boa olhada nele, tá? Se tiver alguma trinca, rachadura ou se o formato dele parecer um pouco diferente, não use! Isso pode prejudicar a serra e até causar acidentes. Nesse caso, a solução é comprar um novo, viu?

Ah, e lembre de tirar a serra da tomada antes de encaixar o disco pra evitar qualquer machucado!


Posição certa do disco na hora do corte

Outra coisa importante na hora de usar o disco de corte é ficar de olho no ângulo em que ele encosta na peça a ser cortada, tá? Ele precisa ter sempre um ângulo de 90º com o material de corte. Ou seja, é como se a peça e o disco formassem um L.

Se isso não acontecer, a peça pode ficar com a lateral torta e o disco pode estragar mais rápido, por exemplo.


Use acessórios de segurança

Gente, o disco de corte é um acessório feito pra cortar peças bem duras, viu? Então, se você estiver sem equipamentos de proteção, ele pode te machucar!

Por isso, use sempre equipamentos de segurança quando for trabalhar com discos e serras. Lembre sempre de colocar óculos de proteção e avental, que protege seu corpo das lascas de materiais quentes.

Além disso, como as serras podem fazer bastante barulho, use também protetor auricular!


Tá procurando um disco de corte pra sua serra? Aqui no Magazine Luiza tem vários modelos! Vem conferir!