Diferença entre guia, coleira e peitoral

A+ A-

                          

Nos passeios ao ar livre, seu cachorrinho precisa de uma coleira, guia ou peitoral pra não deixá-lo solto por aí, né? Até por conta da segurança dele. Mas você sabe qual o modelo ideal e as diferenças entre cada um? Vou explicar tudinho!


Bom, pra entender melhor todos os modelos, é importante diferenciar:


- A guia é a corda ou corrente que você prende na coleira ou no peitoral do cachorro e segura com as mãos.


- Já a coleira fica ao redor do pescoço. Nela você pode colocar a guia e a plaquinha de identificação, com o nome do cachorrinho e o telefone dos donos.


- E o peitoral é um tipo de coleira, mas ao invés de ser colocada no pescoço, você prende na região do tronco do animal.


Agora, sabendo de tudo isso, fica mais fácil entender o melhor tipo pro seu pet, né?


Coleiras


A mais comum é aquela que parece um colar, que fica ao redor do pescoço do cachorro, sabe? Os materiais mais conhecidos são de tecido ou couro. Mas olha, é importante que não fiquem muito apertadas pra não sufocar o animal. Já em casa, pode tirar, tá?


A coleira de pescoço é ideal pros cachorros maiores e você pode prender a guia nela pra controlar o animal mais facilmente. Por isso, é importante que a coleira não fique apertada, inclusive, ela precisa tá levemente mais larga no pescoço.


Em lugares liberados pro cachorro ficar solto, como em alguns parques por exemplo, é só tirar a guia e deixar ele brincar e correr à vontade. Só não esqueça da plaquinha de identificação na coleira, combinado?


Coleira peitoral


Esse tipo é bem confortável, principalmente pros cachorros menores ou menos agitados. Você só precisa colocar no tórax do animal.


A coleira peitoral é regulável, assim, dá pra ajustar certinho no corpo. É importante prestar atenção na qualidade de fechos, pois eles são a garantia que a coleira não vai abrir durante o passeio. Tem que fechar bem!


Algumas coleiras peitorais são feitas de tecido ou nylon, e têm opções coloridas, estampadas, em forma de colete e até com roupinhas, pro seu pet ficar seguro e na moda, claro!


Ah, e tem o peitoral de tração que é indicado apenas pros cachorros com muita força muscular. Eles ajudam a controlar o seu cão, mas sem machucar.


Coleira com guia retrátil


Esse é o modelo ideal pra cachorros menores. A coleira com guia retrátil é aquela que a corda prende no pescoço e você pode aumentar ou diminuir de tamanho, conforme o cãozinho se mexe.


Essa guia retrátil costuma variar de tamanho, algumas chegam até 10 metros de comprimento. As mais simples têm no mínimo 3,5 m. Por isso, dá pra regular na distância que você deixar seu animal ir.


Basicamente, ela funciona assim, a corda fica enrolada dentro de uma proteção plástica, que também tem uma mola dentro. Pra controlar esse vai e vem, tem um botão, que fica do lado de fora, e funciona como uma trava.


Por exemplo, se quiser que o seu pet se distancie de você por até 1 metro, aí  é só soltar a guia até o comprimento e travar com o botão. Assim, o cachorro tem mais liberdade e pode ir e vir dentro do limite que você escolheu.


Apesar da guia retrátil ter uma capacidade de extensão bem grande, é melhor não deixar muita corda solta, pra evitar que ela se enrosque em algum lugar, tá?


Agora, se o seu cachorro for grande ou muito agitado, não é o modelo mais indicado, pois essa guia fica mais difícil de controlar o animal. Mas se ele for pequeno e obediente, é uma ótima opção. Eles adoram!


Guia


A guia é aquela corda que você prende na coleira ou peitoral do cachorro. É ela que faz a ligação entre você e a coleira, ou seja, sua função é conduzir o animal. Ela pode ser vendida separada ou em conjunto com a coleira.


Algumas têm uma molinha, que é pra aliviar o esforço do bichinho quando ela é presa no pescoço. O mais comum é de tecido ou couro, mas o importante é que seja bem resistente pra aguentar as puxadas que seu cãozinho dá e as possíveis roídas.


A maioria estão preparadas pra aguentar até os cachorros maiores, e não tem o risco de arrebentar, tá?


Agora, se você gosta de praticar exercícios com seu cachorro, como correr, tem um tipo de cinto feito especialmente pra colocar em você e prender a guia do cachorro. Assim, as suas mãos ficam livres e te dá mais liberdade pra se movimentar e sem prejudicar a segurança do seu parceiro. Bacana, né?


Tá precisando de guia, coleira e peitoral pro seu pet? Aqui no Magazine Luiza tem!