Dicas sobre hidráulica e encanamento

A+ A-

Quando alguém fala de sistema hidráulico já parece uma coisa complicada, né? Mas sabia que com alguns cuidados no dia a dia, você mesmo consegue manter ele funcionando direitinho? É isso mesmo! É claro que em alguns casos você vai precisar de um especialista, mas com essas dicas que eu separei pra você dá pra evitar entupimentos e outros pequenos problemas. Olha só:

                  


1- Pra começar, é importante escolher peças de qualidade. Porque, como a maioria do sistema hidráulico fica embaixo dos pisos e atrás das paredes, você vai ter que quebrar e fazer aquela sujeira se precisar trocar alguma coisa. Já pensou que trabalhão? Então, escolha canos, acabamentos, caixas, registros, ralos e tudo mais com material durável e resistente.


2- Os canos que passam água quente precisam ser bem resistentes e duráveis, tá? Nesse caso, a dica são os materiais feitos de cobre!


3- E se a instalação é muito antiga, provavelmente os tubos são de ferro, porque no passado era comum usar tudo desse material. Mas, isso tem um problema sério! Como o ferro é um material que enferruja, a água pode começar a sair avermelhada! E, se isso acontecer, já passou da hora de trocar, viu? A dica é substituir os tubos de ferro pelos de PVC.


4- Outra dica é instalar um registro em cada ponto de água que tiver na sua casa. Assim, se acontecer algum problema e precisar fechar o registro, só uma área vai ficar sem água. Agora, se você usar um único registro pra tudo, quando precisar fechar ele, vai cortar a água da casa toda. Já pensou?


5- Instale uma caixa de gordura no encanamento da cozinha. É nela que vão ficar acumulados todos os resíduos que saem das panelas, pratos e talheres depois que você lavar a louça. Se tudo isso for pro esgoto, o risco de entupir os canos é muito grande! E, como a caixa de gordura fica embaixo da pia, você pode tirar pra limpar.


6- Deixe os ralos sempre tampados pra evitar que qualquer sujeira desça pelo cano. Nos ralos das pias, a dica é colocar telas de proteção, tá?


7- Não use o vaso sanitário como lixo. Mesmo que a sujeira vá embora com a descarga, ela pode ficar acumulada no cano e, aí você já imagina o resultado, né?


8- O ideal é sempre usar canos mais longos, pra não ter que ficar ligando um cano menor no outro. Se a quantidade de canos e conexões for muito grande e acontecer um problema, vai demorar pra você descobrir onde tá o problema. Além disso, pode ser que os encaixes foram mau feitos ou então eles podem desgastar ou acumular ar e água.


9- Se aparecer algum problema que você não sabe como resolver ou não tem ideia do é, o melhor é sempre chamar um encanador de confiança pra dar as orientações necessárias, tá?


Gostaram das dicas? Se estiver procurando peças para o sistema hidráulico da sua casa, no Magazine Luiza tem!