Dicas pro seu gato usar o arranhador

A+ A-

                 

Todo gatinho gosta de afiar sua unhas em algum lugar, né? E lugares favoritos são os sofás, cadeiras e tapetes. Mas pra salvar seus móveis, foram criados os arranhadores para gatos.


E olha, você vai precisar de muita paciência pra ensinar o seu gatinho a usar esse acessório, viu? A princípio, é mais fácil adestrar os filhotes pra usar o arranhador, mas isso não significa que gatos adultos também não possam aprender. É só ter paciência!


A primeira coisa a fazer, é prestar atenção onde seu gato mais gosta de afiar as unhas e qual móvel prefere arranhar. Pois é exatamente nesses pontos que você vai ter que deixar o arranhador.


Pode ser que, no começo, o gato veja o arranhador e não dê a menor bola. Aí a dica é pegar ele no colo e colocar a patinha no arranhador, pra ele sentir a textura.


Quando você ver que seu gatinho tá usando o arranhador, aproveite pra fazer um carinho nele e mostre como está contente. Ele vai entender que alí ele pode afiar as unhas, diferente do não que ele ouve toda vez que se aproxima do sofá ou cadeira, né?


Agora, se o seu gatinho não chega nem perto do arranhador, uma dica é amarrar alguns fios de lã e colocar perto de você. Como muitos gatos adoram isso, eles podem se sentir atraídos pelos fios. E aos pouquinhos, você pode incentivá-lo a brincar também com o arranhador.


Quer outra sugestão bem legal? Tem uma planta conhecida como catnip ou erva do gato, que pode ser encontrada em spray. Quando você borrifa catnip no brinquedo, isso ajuda o gato a ter vontade de arranhar o lugar. Ah, mas segundo os especialistas isso não funciona pra todos os gatos. Precisa testar, viu?


Você ainda pode apostar nos arranhadores com brinquedos que costumam ser bem atrativos pros gatos. Também têm modelos feitos pra serem encaixados nas pontas do sofá. Seu móvel fica a salvo e seu gatinho feliz!


Ah, é importante que o arranhador do seu gato esteja bem firme, pois os gatos não gostam de afiar as unhas em superfícies que não tenham estabilidade. Se ele usar uma vez e balançar, não vai ter vontade de usar outra vez, viu?


Gostou das dicas? Se quiser saber mais sobre arranhadores pra gato, eu conto aqui.


E se você quiser comprar um arranhador pro seu gato, aqui no Magazine Luiza tem!