Dicas pra usar nichos

A+ A-

Os nichos são móveis simples e práticos que ajudam na decoração e organização da casa, sabia? Eles também são fáceis de instalar e podem ser colocados de diferentes formas, do jeitinho que combina com a sua personalidade. E pra te ajudar, eu separei algumas dicas pra usar nichos. Dá só uma conferida!


Os tipos de nichos

Existem nichos feitos de MDF, que é aquela placa única de fibra de média densidade, ou MDP, que é uma placa feita por três camadas de cavacos de madeira. Os dois são revestidos por algum material, que pode ser a laca.


A laca pode ser colorida, e deixa o ambiente mais moderno e com um toque de personalidade. Outro tipo de nicho é o que vem com preparação pra iluminação, o que ajuda a destacar um objeto de decoração especial.


Tem também os nichos feitos de madeira, que têm tons diferentes e ficam neutros em qualquer ambiente. Eles são ideais pra quem quer deixar o ambiente mais discreto.


E os formatos também mudam, viu? Tem nicho quadrado, retangular, redondo, hexagonal, com ou sem porta, com ou sem fundo e muito mais!


As formas de organizar os nichos

Bora pra disposição dos nichos? Quando os nichos ficam alinhados, instalados numa linha reta, dão a ideia de equilíbrio e organização. Se você prefere um ambiente mais descontraído, a instalação deles pode ser mais irregular. Esse tipo de organização é ótimo pra brinquedos e objetos com muita personalidade, como uma máquina fotográfica antiga.


Você também pode colocar os nichos no formato box, como se fosse um grande quadrado com quadradinhos menores. Desse jeito, você ganha mais espaço.


Ah, nas paredes maiores, você pode colocar os nichos em diferentes alturas, fazendo uma composição diferente mas que pode dar um charme todo especial na decoração, viu? Eles podem ficar no estilo escadinha com um mais alto, outro no meio e outro mais baixo ou seguindo uma linha com diferentes alturas sem uma ordem lógica. Legal, né?


Como usar os nichos nos ambientes


Quartos

O quarto pra adulto pode ter nichos mais alinhados ou alternados, criando um visual equilibrado e relaxante. Daí pode colocar neles seus itens e objetos pessoais. Também dá pra decorar com luminárias, vasos, porta-retratos e plantas.

Olha só como diferentes formatos de nichos deixam a decoração do quarto incrível!


Já o quarto infantil pode ter nichos colocados de maneira irregular, pra deixar o ambiente mais descontraído. Neles, coloque brinquedos, livros e materiais que a garotada gosta de usar pra pintar e desenhar, por exemplo.


Escritório

Já o escritório é um ambiente que pede mais concentração, né? Por isso, o nicho tipo box é mais indicado. Dá pra colocar porta-canetas, materiais de trabalho, porta-retratos e itens de decoração. Com eles, você ganha mais espaço pra organizar seus objetos.

Os nichos no escritório são ótimos pra organizar objetivos, livros e documentos


Banheiro

O banheiro também é um ambiente que pode receber nichos de forma linear ou box, viu? Só que, por ser uma área molhada, eles podem ter portas. E um ou outro pode ficar aberto, com um objeto de decoração. Nos fechados você pode guardar objetos de uso pessoal, cremes, toalhas e outros itens.

No banheiro, os nichos podem ou não ter portas pra você guardar produtos mais sensíveis e evitar contato com o vapor do chuveiro!


Sala

Na sala, os nichos podem ser organizados de forma linear, alternados e até na diagonal. E como a sala é o ambiente por onde as visitas geralmente entram, os nichos ajudam a transmitir um pouco da sua personalidade.


Livros, porta-retratos, itens de decoração e outros objetos podem fazer parte da decoração. Aliás, na sala, os nichos podem ter uma iluminação especial, pra deixar esse ambiente ainda mais aconchegante.
 


E se você gostou dos nichos, aproveite pra conhecer as prateleiras. Confira aqui algumas dicas pra usar esses móveis!


Você encontra vários modelos de nichos aqui no Magazine Luiza! Compre os seus pra decorar e organizar sua casa!