Dicas pra melhorar o Wi-Fi

A+ A-

Gente, ter um roteador é muito bom pra quem usa internet em casa, né? Agora, se o sinal wi-fi dele tá chegando muito fraco a seus aparelhos, como smartphones, tablets e smart TVs, eu tenho algumas dicas que você pode seguir pra tentar resolver isso. Agora, eu separei seis delas pra te dar. Olha só:


Escolha o lugar ideal pro roteador


Pra começar, é preciso colocar o seu roteador num espaço que seja o mais livre possível, sem muitos móveis e objetos entre ele e os aparelhos que vão receber o sinal de wi-fi.


Uma dica pra ajudar nisso é deixar ele num lugar alto, tá? Assim, fica mais fácil do sinal de internet ir pra vários lugares com menos barreiras pelo caminho. Também é bom deixar o seu roteador longe de telefones sem fio e aparelhos micro-ondas porque eles geram interferências!


Coloque a antena do roteador pra cima


Às vezes, durante a limpeza, é normal esbarrar na antena do roteador e deixar ela pra baixo ou pros lados. Mas o ideal é que ela fique sempre pra cima, pro sinal ser enviado do jeitinho certo pros seus aparelhos. Fique de olho nisso, tá?


Proteja sua conexão dos intrusos


Coloque uma senha no seu wi-fi, tá? Isso é muito importante! E, de preferência, uma que misture letras, números e caracteres. Assim, fica mais difícil de alguém mal intencionado roubar ela.


É que muita gente fica procurando redes de internet sem senha ou tenta invadir aquelas com códigos fáceis. E, se eles conectarem na sua rede wi-fi, ela vai ficar mais lenta!


Use um repetidor de sinal


O sinal da sua internet tá fraco e aquela barrinha do wi-fi no seu celular fica quase apagada quando você tá num cômodo longe do roteador? Então, use um repetidor e aumente a área de cobertura do sinal de internet sem fio! Esse aparelho é fácil de instalar e só precisa ficar ligadinho na tomada.


Desligue seu roteador de vez em quando


Essa dica funciona que é uma beleza, viu? Se deixar o roteador ligado direto, pode ser que ele fique muito aquecido e daí o sinal de internet fica mais fraco. Por isso, desligue ele de vez em quando. Dá pra fazer isso antes de dormir, por exemplo. Prático, né?


Invista na tecnologia mesh


Se sua casa ou escritório são muitos grandes, pode acontecer do sinal não chegar com a mesma intensidade em todos os lugares. Então, que tal escolher um roteador com tecnologia mesh?


Essa tecnologia faz com que o sinal chegue a vários pontos da casa com a mesma qualidade, mesmo sem que você compre repetidores separados, tá? O roteador Mesh vem num kit que costuma ter 3 aparelhos e é bem fácil de instalar.


Ah, quer saber qual é a diferença entre roteador e repetidor? Eu te conto tudinho aqui.


Gostou das dicas? Então, aproveita pra comprar um roteador novinho pra você aqui no Magazine Luiza!