Dicas pra usar a Serra Tico-Tico

A+ A-

Gente, a serra tico-tico é ótima pra cortar madeiras, MDF, plástico e até metais, viu? Agora, pra usar ela de um jeito mais prático, ter bons resultados e fazer sua serra durar bastante, tem algumas dicas que importantes de seguir! São coisas simples que vão deixar seu dia a dia de trabalho bem melhor. Vem comigo que eu te conto tudo!


Use sempre o tipo certo de lâmina

Olha, pra começar você precisa escolher a lâmina levando em conta o material que vai cortar com a serra tico-tico, tá? Por exemplo, pra serrar madeira, tem vários tipos de lâmina: as mais largas servem pra fazer aqueles cortes mais longos, enquanto as mais estreitas são ótimas pra cortes curtos ou curvos.

Além disso, as serras com dentes espaçados e grandes são ideais pra cortes de pedaços maiores de madeira, mas deixam algumas rebarbas, enquanto aquelas que têm dentes menores e juntinhos dão um acabamento mais liso e são melhores pra  materiais mais fininhos.

Já as serras pra metal têm os dentes bem pequenos e duros, que suportam o corte de chapas metálicas, dobradiças, parafusos, tubos galvanizados, de cobre e pregos!

Escolher o tipo errado de lâmina pode te fazer demorar mais pra terminar seu trabalho, deixar o corte com um acabamento ruim ou até fazer a serrinha quebrar. Então, fica de olho nisso!


Separe um espaço pra trabalhar com ela

Pra fazer trabalhos de corte, mesmo que seja em materiais pequenos, você precisa de um espaço ideal pra usar sua serra. Se ela for elétrica e não a bateria, por exemplo, tem que ser um lugar com tomada por perto.

Também escolha uma mesa, de preferência de madeira e que não risque, pra apoiar a superfície e a serra com segurança.

Ah, caso sua serra tico-tico seja de bancada, deixe a mesa em que ela fica sempre limpa. Daí dá pra deixar materiais em cima dela sem o risco de eles ficarem sujos e escorregadios.


Faça os cortes com atenção

Antes de fazer qualquer corte, desenhe no próprio material a linha dele com régua ou compasso, tá? Isso ajuda a não errar! Outra dica importante: não force a serra contra o material porque isso não vai fazer ela cortar mais rápido e pode acabar quebrando a lâmina.


Como cuidar da serra tico-tico

Quer manter a serra tico-tico sempre pronta pra uso? Então, a primeira dica é guardar ela num local próprio, tá? Então, se for o modelo portátil, coloque na maleta dela! E não guarde com a serrinha. O ideal é deixar ela desmontada pra garantir que esse acessório fique sempre retinho, sem empenar.

Além disso, limpe ela sempre que terminar de trabalhar, tá? A limpeza da serra é bem simples! Tire a lâmina, pra não se cortar, e passe um pano seco e um pincel, se for necessário, pra tirar sujeirinhas em lugares mais difíceis de alcançar.

E nunca faça a limpeza com a máquina ligada na energia elétrica, tá? Desligue o aparelho da tomada ou, se for um modelo a bateria, tire ela enquanto cuida da sua tico-tico. Assim, fica mais fácil evitar acidentes, né?


Quer saber mais sobre serra tico-tico? Dá uma olhada nessa matéria aqui!

Tá procurando uma serra tico-tico bem legal pra usar na sua casa? Aqui no Magazine Luiza tem os melhores modelos! Vem conferir!