Dicas para joia semijoia e bijuteria

A+ A-

Sabia que é bem fácil deixar as joias, semijoias e bijuterias sempre limpinhas e brilhando? Isso mesmo! É só ter os cuidados necessários que todas as suas peças vão ficar novinhas por muito tempo! Quer saber como? Então dá uma olhadinha nessas dicas que eu preparei pra você:


Olha só:

1) Antes de guardar suas joias, semijoias e bijuterias, a dica é deixar elas um tempinho ao ar livre. É que como elas ficam em contato com a pele e com o suor, pode ser que elas fiquem com fungos.

2) Quando tiver usando joias, semijoias ou bijuterias, não passe perfumes ou colônias próximo delas, viu? Isso pode causar manchas!

3) Outra dica é não deixar as joias, semijoias e bijuterias expostas muito tempo à luz do sol ou de lâmpadas. É que elas também podem causar manchas ou mudar a cor original, principalmente das bijuterias.

4) E se você foi pra praia ou piscina, ficou no sol, nadou e esqueceu de tirar as joias, semijoias e bijuterias, não tem problema! Dá pra limpar, viu? É só passar sabão neutro, delicadamente, e depois usar um secador pra tirar a umidade delas. Mas não é indicado fazer isso sempre, já que o cloro da piscina e o sal da água do mar podem estragar suas peças.

5) Pra evitar que seus colares façam nós ou fiquem embolados e pra deixar eles bem organizados, a dica é pendurar em cabides. Bem simples, né?

6) Já as outras joias e semijoias, como o anel, a pulseira e o brinco, dá pra guardar em caixas ou saquinhos, tá? O ideal é que fiquem longe da luz e num lugar seco.

7) Agora, as bijuterias podem ser guardadas em saquinhos de feltro ou em caixas com repartições. E se você tiver uma bijuteria com cristal ou vidro e ela cair e quebrar, não tente arrumar com cola, viu? Leve numa loja especializada, que lá eles têm um adesivo próprio pra isso.

8) Ah, e se você tiver peças folheadas ou feitas com prata, provavelmente elas vão escurecer. Então, a dica é passar uma escovinha apenas com água. Assim, o brilho dela vai voltar.

9) E pra limpar as semijoias ou as bijuterias, é só passar uma flanela seca sem nenhum produto químico, viu? Já as joias, como são delicadas, ainda mais se tiverem pedras, é melhor levar numa loja especializada. Assim você não risca e nem mancha.


Gostou das dicas? Tudo relacionando a joias, semijoias e bijuterias você encontra aqui no Magazine Luiza!